• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Educação financeira vai além do dinheiro e mostra pessoas na intimidade

Quem procura ajuda com as fnanças busca organização interna e externa para se tornar uma pessoa melhor

Por Ana Paula Hornos

26/09/2022 | 7:24 Atualização: 26/09/2022 | 7:27

Receba esta Coluna no seu e-mail
“Alguém que abre o orçamento para você está abrindo sua alma”, diz Hornos. Foto: Envato Elements
“Alguém que abre o orçamento para você está abrindo sua alma”, diz Hornos. Foto: Envato Elements

Trabalhar com educação financeira não significa apenas mostrar gráficos, cálculos, ensinar conceitos. É preciso respeito, escuta, abertura, compreensão. Saber a hora de falar e de ouvir. Às vezes, até o silêncio se faz necessário.

Leia mais:
  • DJ Alok: A educação financeira está defasada no País
  • A linguagem é o elemento mais importante da educação financeira
  • Por que é difícil ter retorno na Bolsa, segundo Stuhlberger
Cotações
29/04/2026 11h44 (delay 15min)
Câmbio
29/04/2026 11h44 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando alguém procura atendimento está na verdade buscando esperança para um futuro melhor. Nunca é apenas sobre o dinheiro!

Um indivíduo que pede ajuda com seus investimentos não está exatamente querendo saber sobre a diferença entre uma Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e um Certificado de Depósito Bancário (CDB). Faz parte também ensinar isso, mas é só um vocabulário temporário. A pessoa está pedindo, na verdade, ajuda para ter uma vida melhor.

Publicidade

Ela deseja realizar sonhos, galgar um espaço social, quer ser aceita, inserida, reconhecida. Deseja pertencimento, realização e conexão. Quer sentir liberdade, segurança, autonomia, ter a sensação de poder realizar e de ser singular.

Fica incoerente pedir ajuda para investimentos e estar endividado? Não! Inclusive acontece muito. Aqui está a verdadeira solicitação por traz do pedido: “Preciso de ajuda para me organizar interna e externamente. Quero ser uma pessoa melhor.”

Cuidado e acolhimento são essenciais ao trabalhar com educação financeira. Alguém que abre o orçamento para você está abrindo sua alma. Está mostrando sua intimidade, suas fraquezas, suas prioridades e, talvez, suas compulsões.

Um pai ou uma mãe que pede educação financeira para seu filho ou filha está em busca de apoio em sua jornada para formar um indivíduo equilibrado, responsável e feliz. Tem um desejo genuíno de ver seu filho ou filha com valores morais sólidos, com um senso de produtividade e contribuição.

Publicidade

Deseja deixar um legado não apenas financeiro, mas um legado de valorização da vida. Quer ter a certeza da sustentabilidade e da felicidade de sua prole, quando não estiver mais por perto. Deseja que na sua ausência, seus filhos sejam capazes de enfrentar situações de estresse e adversidades que a vida apresenta. Portanto, um puro ato de proteção e amor.

Uma pessoa que busca ajuda para montar sua aposentadoria ou para fazer a gestão de carreira está expondo seus medos e incertezas frente a obstáculos do mercado de trabalho, ao envelhecimento e à finitude da vida. Está em busca de apoio e segurança, de crescimento, paz e tranquilidade. Em busca de um porto seguro.

Um jovem que busca, por conta própria, educação financeira ou orientação profissional está comunicando a si mesmo e ao mundo que deseja sua autonomia plena. Deseja conquistar seu espaço na sociedade. Deseja crescer!

Alguém que doa sua empresa de US$ 3 bilhões, como fez o dono da Patagônia, está doando o trabalho de toda sua vida. Quer deixar ao mundo uma mensagem, a sua marca, um legado.

Publicidade

Nunca é somente sobre o dinheiro. Assim como ativos financeiros são ferramentas para conseguir muitas coisas, uma planilha pode ser uma ferramenta para tocar almas.

É um privilégio e uma responsabilidade trabalhar com educação financeira, com gente de verdade. Sinto uma incrível satisfação em poder partilhar todo afeto, potência e vulnerabilidade que esse trabalho envolve.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Aposentadoria
  • dinheiro
  • dívidas
  • Educação Financeira
  • Investimentos
  • Segurança

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 3

    Ibovespa hoje fecha abaixo de 190 mil pontos com tensão EUA-Irã, Focus e Superquarta no radar; dólar cai

  • 4

    Ibovespa hoje recua com IPCA-15 e dólar tem leve alta na véspera da Superquarta

  • 5

    Dow Jones hoje fecha em queda em meio ao avanço do petróleo e expectativa pela decisão sobre juros

Publicidade

Quer ler as Colunas de Ana Paula Hornos em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Logo E-Investidor
Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Imagem principal sobre o O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Logo E-Investidor
O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Últimas: Colunas
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior
William Castro
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior

Mais do que a cotação, estratégia, diversificação global e tempo de mercado explicam o retorno de quem investe fora do Brasil

24/04/2026 | 17h52 | Por William Castro

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador