- Para que os consumidores não caiam em golpes de lojas ou vendedores, a Serasa disponibilizou de forma gratuita alguns mecanismos que ajudam a descobrir se há alguma fraude nos dados do comerciante.
- Consulta gratuita de CPF ou CNPJ e conferir se seus dados foram parar se Dark Web são alguns dos mecanismos disponíveis.
A Black Friday 2022 acontece nesta sexta-feira (25). Para ajudar na proteção contra fraude nos dados do comerciante, o Serasa liberou uma ferramenta gratuita para validar a segurança.
Leia também
De acordo com a empresa, a Central da Black Serasa tem o objetivo de oferecer uma série de funcionalidades para ajudar o consumidor a evitar golpes financeiros.
Uma das funções, o ‘Verificador de Site Suspeito’, permite que o consumidor coloque o link do site de compras e clique em “verificar”. O mecanismo irá identificar se o site é seguro ou não.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Também está disponível a ‘Consulta gratuita de CPF ou CNPJ’ de terceiros, em que você pode checar as informações para ver se a pessoa ou comércio tem pendências financeiras.
Há também o ‘Relatório de consultas ao CPF’, para checar se alguma empresa desconhecida consultou o seu CPF. Para usar a ferramenta, você pode baixar o relatório gratuitamente através do próprio site. Todas as ferramentas estão disponíveis no site da Serasa.
“Infelizmente, os crimes virtuais estão cada vez mais comuns e engenhosos, pois os criminosos fazem sites bem parecidos com os oficiais”, diz Clara Aguiar, especialista da Serasa, que sugere muita atenção ao clicar em links para efetuar compras no período.