Oito dos nove grupos de produtos e serviços que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registraram altas de preços em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (24).
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O único grupo com estabilidade foi Comunicação (0,00%). Nos demais houve inflação: Transportes (0,49%, impacto de 0,10 ponto porcentual), Artigos de residência (0,54%, impacto de 0,02 p.p.), Habitação (0,48%, impacto de 0,07 p.p.), Vestuário (1,48%, impacto de 0,07 p.p.), Educação (0,05%, impacto de 0,00 p.p.), Despesas pessoais (0,27%, impacto de 0,03 p.p.), Saúde e cuidados pessoais (0,91%, impacto de 0,12 p.p.) e Alimentação e bebidas (0,54%, impacto de 0,12 p.p.).
Em Vestuário, todos os itens pesquisados tiveram aumento de preços, com exceção das joias e bijuterias (-0,04%). As principais pressões partiram das roupas femininas (1,93%, impacto de 0,03 ponto porcentual) e dos calçados e acessórios (1,44%, impacto de 0,02 p.p.).
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O resultado geral do IPCA-15 em novembro foi decorrente de altas de preços em todas as 11 regiões pesquisadas. A taxa mais branda ocorreu em Curitiba (0,11%), enquanto as mais acentuadas foram registradas no Recife (0,78%) e em Brasília (0,78%).