Publicidade

Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa encerrou o dia na máxima, aos 112.486 pontos

Fechamento de Mercado: Ibovespa encerrou o dia na máxima, aos 112.486 pontos
A volatilidade sempre estará presente, refletindo, em maior ou menor grau, o risco que o cenário sinaliza | Foto: Envato Elements

A última sessão do mês foi positiva para os principais mercados. Na Europa, o índice de preços ao
consumidor (CPI), da Zona do Euro, mostrou recuo em novembro além das expectativas e contribuiu para o maior apetite ao risco. Nos EUA, a sessão caminhava para um dia negativo, após a revisão para cima na segunda leitura do PIB do 3T22.

Entretanto, os mercados viraram para o positivo na esteira das falas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, que indicou que o ritmo de alta de juros já pode desacelerar na reunião de dezembro, porém reforçou que os juros ao final do ciclo podem ir além do que inicialmente se previa. Assim, os principais índices encerraram em alta com destaque para o Nasdaq que subiu mais de 4%.

Aqui no Brasil, pela manhã foi conhecida a taxa de desemprego no trimestre findo em outubro, que ficou em 8,3%, no menor nível desde 2015. Com o viés positivo do exterior, e na espera de indicações de nomes para o novo governo, bem como com a expectativa de desidratação no texto da PEC de Transição, o Ibovespa encerrou na máxima, em alta de 1,42% aos 112.486 pontos e giro financeiro de R$ 40 bilhões. Com a alta de hoje o Ibovespa reduziu a queda acumulada no mês e encerrou novembro em -3,06%, com avanço de 7,31% em 2022.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os destaques positivos, a Petrobras esteve entre as principais altas da sessão em resposta ao desempenho positivo do petróleo no dia de hoje. No câmbio, o maior apetite ao risco levou a mais um dia de depreciação do dólar frente ao real, que ao final era cotado aos R$ 5,20 com queda de 1,63%. Com isso, o dólar encerrou o mês com leve apreciação em 0,69%. Sem a pressão cambial, o dia foi novamente de alívio na curva a termo, porém com ajustes modestos se comparados aos movimentos da véspera. Para a próxima quinta-feira destaque para a leitura do PIB do 3T22 no Brasil com expectativa de crescimento de 0,5% no período.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>