A BB Asset Management tocou a campainha na B3 hoje para marcar o início das negociações do BB ETF IFBOI B3 (BBOI11), primeiro fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) referenciado no Índice Futuro de Boi Gordo B3 (IFBOI B3). O ETF tem taxa de administração de 0,45% ao ano e o valor inicial da cota é R$ 10.
Leia também
O índice, lançado pela B3 no dia 3 de novembro, é o indicador de retorno de uma carteira teórica de contratos futuros de Boi Gordo. Esses contratos são utilizados pelo mercado com a finalidade de se proteger das oscilações de preço.
“O lançamento deste ETF dá aos investidores, principalmente pessoas físicas, a oportunidade de trazer mais ativos ligados ao agronegócio a sua carteira de investimentos”, afirma Louis Gourbin, superintendente de commodities da B3. “O mercado brasileiro de carne bovina é um dos mais expressivos do mundo e tem uma participação importante no PIB nacional e na cadeia alimentar mundial. Ao acompanhar o desempenho dos contratos futuros desta commodity, o novo ETF traz uma grande oportunidade de diversificação com olhar setorial e macroeconômico,” acrescenta.
Publicidade
Para Aroldo Medeiros, presidente da BB Asset, o BB ETF IFBOI é “uma oportunidade de investir no segmento de maneira prática, acessível e transparente”. “Por ser um índice que acompanha as cotações de uma commodity, pode se mover em direção distinta da apresentada pelo Ibovespa, a chamada correlação negativa, o que torna o fundo uma alternativa interessante para diversificação de portfólio”, avalia Medeiros, destacando que, na oferta pública do ETF, realizada de 8 a 24 de novembro, foram captados aproximadamente R$ 70 milhões.