O índice Dow Jones subiu 0,10%, aos 34.428,95 pontos, o S&P 500 recuou 0,12%, aos 4.071,63 pontos e o Nasdaq recuou 0,18%, aos 11.461,50 pontos.
Para Edward Moya, analista da Oanda, as ações caíram depois que o payroll mostrou que o mercado de trabalho, especialmente as pressões salariais, não está esfriando rapidamente. “Wall Street está coçando a cabeça, já que muitos traders esperavam ver a desaceleração do mercado de trabalho acelerar. O ganho de 263 mil empregos ficou quase acima da estimativa mais otimista e o ganho com salários foi grande. Os ganhos médios por hora aumentaram duas vezes mais rápido do que o previsto mensalmente, o que continuará alimentando as pressões inflacionárias”, observa o analista.
A economia americana gerou 263 mil empregos em novembro, acima da mediana das expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de 200 mil. Além disso, o salário médio por hora teve crescimento de 0,55% em novembro, na comparação com outubro, quando a previsão era de 0,3%. Já a taxa de desemprego veio em linha com o esperado, mantendo-se em 3,7%.
“Advertimos que pode levar algum tempo para os mercados digerirem completamente os dados econômicos, mas a direção do mercado está de acordo com o que esperaríamos”, avalia a LPL Markets.
“Este relatório não significa que os riscos do Fed aumentar as taxas para 6% estão de volta à mesa. Pode acrescentar mais 25 pontos base à reunião de fevereiro e não altera a tendência dos dados tanto do mercado de trabalho quanto da inflação. Os trabalhos de serviço serão difíceis de derrubar, mas devem diminuir visivelmente assim que passarmos os feriados”, avalia Moya.