O que este conteúdo fez por você?
- Os analistas da XP acreditam que a Bolsa brasileira deve seguir atrativa para os investidores estrangeiros devido ao segundo de 40%
- Sobre as ações, os setores de shoppings, bancos e elétricas estão entre as preferidas para o próximo ano
- As projeções sobre a Bolsa para 2023 foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (8) pela XP durante evento para a imprensa
A cautela nos investimentos deve seguir em 2023 com a chegada do novo governo ao Planalto e em virtude dos riscos de recessão global. Apesar desse cenário, a XP acredita que há possibilidade do Ibovespa, principal índice da Bolsa de valores do Brasil, chegar ao patamar de 125 mil pontos.
Leia também
A perspectiva corresponde a um aumento de 18 mil pontos em comparação ao fechamento do índice no pregão desta quinta-feira (8), quando o Ibovespa encerrou o dia aos 106.953,65 pontos.
De acordo com a XP, o atual preço/lucro (P/L) do índice segue em 6,7x, o que representa um desconto de 40% em relação à média dos últimos 15 anos. A realidade do mercado brasileiro deve continuar chamando a atenção dos investidores estrangeiros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo Fernando Ferreira, estrategista-chefe e head de research da XP, os “gringos” enxergam no Brasil uma oportunidade de investimentos devido ao seu baixo preço, exposição à commodities e baixa perspectiva de depreciação do câmbio frente ao dólar.
“As outras opções globais pioram muito. Os investidores olham para a China e enxergam problemas. Quando olham para Europa, a mesma coisa. Nos Estados Unidos, há possibilidade de recessão”, diz Ferreira durante evento para a imprensa.
Com esse cenário em 2023, alguns setores da Bolsa brasileira devem se destacar nos próximos meses. Na visão da XP, as ações de shoppings fazem parte desse grupo em virtude do seu desempenho de recuperação econômica com a reabertura das atividades após a fase mais aguda da pandemia da covid-19.
“Os papéis continuam muito descontados. É um setor que está super barato porque também sofre com a alta de juros, mas esses preços não acompanharam os seus fundamentos com a melhora da receita”, afirma.
Publicidade
O setor de bancos também pode ser uma oportunidade de investimentos para 2023. De acordo com Ferreira, os bancos tradicionais costumam performar bem tanto em cenários de alta e de queda de juros e por não possuírem exposição ao cenário global que segue desafiador. Além disso, as instituições entregaram bons resultados ao longo de 2022 e continuam “baratas” na Bolsa.
As ações de companhias elétricas também integram o grupo dos melhores setores para 2023 devido às suas características defensivas: geram muito caixa e estão blindadas à inflação. “Temos as ações da Eletrobras como a principal aposta”, afirma.