- Há 3 coisas que não podem ser ignoradas por quem lidera um negócio: Plataformas e Ecossistemas, Máquina de Atenção e Dados Primários
- Quem cria um ambiente capaz de atrair a atenção das pessoas e extrair os dados legalmente, está apto a plugar novos produtos e serviços
- O Magazine Luiza comprou três canais de mídia. O objetivo? Atrair a atenção das pessoas e direcioná-las para o marketplace
Ao longo de 2022, falei muito sobre os sinais que o mercado dá. E quero destacar 3 coisas que não podem ser ignoradas por quem lidera um negócio:
- Plataformas e Ecossistemas
A frase “ou você é uma plataforma ou fará parte de uma” nunca foi tão verdadeira. A sinergia de negócios, somada a estratégias de LTV são fundamentais hoje em dia.
Leia também
Você já deve ter percebido que o custo de aquisição de um novo cliente está cada vez mais alto. Então, vender mais para um mesmo cliente parece óbvio, apesar de não ser simples.
Por isso a criação de ecossistemas tem se fortalecido. Como o cliente já está dentro de casa e você sabe muito sobre ele, plugar novas soluções faz todo sentido. O Magazine Luiza é um bom case.
- Máquina de Atenção
Um dos grandes desafios é atrair a atenção das pessoas. Existe muito ruído por todo lado e a disputa por cada segundo da vida do cliente é imensa.
Publicidade
Entregar conteúdo de valor é um bom caminho para colocar em si os holofotes. Mas esse material precisa ser diferente do que há no mercado, relevante para quem vê e verdadeiro para quem produz.
Quem entrega valor, extrai valor. Essa sempre foi a regra. E quem prende a atenção do cliente, tende a baixar o CAC. E isso está intimamente ligado ao terceiro ponto.
- Dados Primários
É cada vez mais difícil e mais caro obter dados de plataformas terceiras. A Apple e o Google dificultaram isso e ficou mais caro capturar dados via Facebook e Instagram.
Isso significa que você precisa criar sua própria fonte primária de captura de dados, torná-la atrativa para que as pessoas voltem com frequência e, aí sim, capturar o máximo de informação possível.
Quem depender de fontes de dados externas pode colocar seu negócio em risco. O Google, por exemplo, anunciou que vai acabar com o suporte aos cookies no final desse ano. Aí já viu, né…
Publicidade
O fato é que essas 3 coisas formam um poderoso plano estratégico para 2023. Afinal, quem cria um ambiente capaz de atrair a atenção das pessoas e extrair os dados legalmente, está apto a plugar novos produtos e serviços.
Essa é a estratégia da Microsoft, por exemplo: atrair a atenção das pessoas através de games, do LinkedIn e – quem sabe – com a Netflix e apresentar a essas pessoas seu portfólio de produtos.
A Amazon, por exemplo, é uma empresa de varejo, que atrai a atenção das pessoas com filmes, música, games, streaming…tudo para direcioná-las para seu negócio principal, o e-commerce.
E, por aqui, o Magazine Luiza. A empresa comprou o Canaltech, o Jovem Nerd e o Steal The Look, três canais de mídia. O objetivo? Atrair a atenção das pessoas e direciona-las para o marketplace.
Publicidade
Esses são apenas alguns dos sinais que o mercado dá. O mais importante é estar conectado às mudanças, que serão sempre mais intensas e mais rápidas.