O que este conteúdo fez por você?
- O EWZ, principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado em Nova York, teve queda de quase 2% mais cedo
- Os índices futuros de Nova York apontando para perdas em torno de 0,50% para os negócios à vista por lá hoje
A queda do Ishares Msci Brazil (EWZ), o principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado em Nova York, de quase 2% mais cedo, sugere que o dia deve ser negativo para os ativos domésticos com contribuição adicional das novas críticas à independência do Banco Central (BC). Os dados de inflação e emprego, apesar de relevantes, devem ficar em segundo plano hoje e exercer pouca (ou nenhuma) influência sobre os negócios nesse início de pregão.
Leia também
A mesma aversão ao risco que derrubou os mercados internacionais na tarde de ontem volta a dar as caras nesta manhã de quinta-feira (19), com os índices futuros de Nova York apontando para perdas em torno de 0,50% para os negócios à vista por lá hoje, enquanto na Europa, em ajustes ao movimento, as quedas são mais pronunciadas nas principais Bolsas – com quedas ao redor de 1%. Em geral, esse movimento reflete as reações dos investidores às sinalizações mais duras de dirigentes de importantes bancos centrais mundo afora, em especial o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos).
Na quarta-feira (18) à noite, por exemplo, a presidente da distrital do Federal Reserve de Dallas, Lorie Logan, disse que a redução no ritmo de aperto monetário não representa menor comprometimento dos dirigentes em combater a inflação –o que, para muitos, é sinal de que o ritmo das altas pode até reduzir, mas o aperto monetário ainda não terminou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Esse mau humor dos mercados acionários não se reflete integralmente nas negociações das principais commodities, com os contratos futuros do petróleo operando em baixa, estendendo perdas da sessão anterior, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 1,55% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente aUS$ 125,68 por tonelada.
Agenda econômica
Brasil: A taxa de desemprego do trimestre até novembro será publicada juntamente com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Mensal (9h), com esperada queda a 8% (ante 8,3% em outubro), segundo o consenso de mercado. Mais cedo, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) mostrou nova desaceleração, mostrando alta de 0,35% na segunda prévia de janeiro, após uma alta de 0,77% na mesma leitura de dezembro.
Ainda hoje, o Tesouro realiza leilão de títulos públicos prefixados (11h) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, palestra na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (16h30).
EUA: São esperados os dados semanais de auxílio-desemprego e construções de moradias iniciadas em dezembro (10h30). Também estão programados discursos de dirigentes do Fed, entre eles a presidente da distrital de Boston, Susan Collins (11h) e a vice-presidente, Lael Brainard (15h15). Na frente corporativa, Netflix (antes da abertura) e Procter & Gamble (após o fechamento) divulgam seus resultados para o quarto trimestre de 2022.
Europa: A ata da reunião mais recente do Banco Central Europeu (BCE) (9h30) é o destaque do dia, embora o discurso da dirigente da autoridade monetária Isabel Schnabel (14h) possa trazer novidades adicionais aos investidores hoje também.
Publicidade
China: O Banco Central da China (PBoC) divulga a taxa de juros de referência a empréstimos no país (LPR) de 1 e 5 anos (22h15).