A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), informou à imprensa na noite de terça-feira (17) que notificou a Lojas Americanas (AMER3) para prestar esclarecimentos sobre a crise contábil envolvendo a empresa.
Leia também
De acordo com o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a Secretaria busca entender como o rombo de R$ 20 bilhões pode impactar os consumidores da varejista a curto, médio e longo prazo. O órgão também deseja saber quais políticas e canais de solução de eventuais conflitos serão acionados para atender os consumidores.
Damous ainda ressalta que a Senacon tem por objetivo monitorar condutas que possam representar infrações nas relações entre empresa e consumidor em caráter nacional.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O prazo para resposta da Americanas é de cinco dias úteis, que passaram a ser contados a partir da data de recebimento da notificação. Os esclarecimentos deverão ser enviados pela varejista à Senacon via protocolo físico ou eletrônico. Caso a resposta não seja encaminhada dentro do prazo, a Secretaria avaliará possíveis sanções.
Na última sexta-feira (13), o Procon-SP já havia notificado a Americanas sobre como as compras efetuadas pelos consumidores ficariam comprometidas com a crise contábil. O órgão de defesa também havia questionado à varejista se as reclamações dos últimos 90 dias na plataforma teriam relação com os problemas noticiados.