- Mercado Bitcoin vem atuando para oferecer ativos de alto retorno a pequenos e médios investidores
- Programa Tokenize sua Ideia permite que pessoas físicas e jurídicas criem seus próprios ativos digitais
- Grandes players têm se interessado pela tokenização, mas ainda falta uma atuação sólida dos órgãos reguladores
Se o universo cripto fosse um esporte, ele seria construído de forma coletiva. No futebol, cada gol é resultado de passes e fintas que se encaixam em um plano tático adaptado para cada desafio. Uma vitória no campo é construída, antes de tudo, com muito treinamento.
Leia também
Nesse sentido, desde 2019, o Mercado Bitcoin vem treinando os possíveis caminhos para uma economia mais tokenizada. Inauguramos o MB Tokens, antigo MBDA, e iniciamos a jornada com os precatórios, título que representa o reconhecimento judicial de uma dívida da União, Estados ou municípios com uma pessoa física ou jurídica.
O propósito era oferecer ativos de alto retorno, antes disponíveis só para grandes investidores. Deu certo: aumentamos o portfólio de tokenização do MB em diferentes indústrias. Criamos tokens de consórcios, fluxos de pagamento, ativos de energia e tokens de esporte com mecanismo de solidariedade da FIFA (Vasco Token e Token da Vila, do Santos). O treinamento refletiu um gol de R$ 200 milhões em ativos tokenizados, marcado no ano passado.
Publicidade
Muitas dessas explorações foram inéditas na indústria. Na época, pensamos juntos e definimos a estrutura dos produtos e como o mercado responderia a eles. Ao longo dessa trajetória, recebemos diversas propostas – das mais incipientes às mais maduras – para tokenizar participações em empresas, imóveis, minas, fazendas e até criação de galinhas.
São ideias boas, mas que ainda precisam de elaboração para sair do papel. Para desenvolver um projeto na indústria é preciso ter certos níveis de conhecimento tecnológico, financeiro, mercadológico e regulatório. Na ponta do lápis, são muitos desafios para driblar sozinho. Pensando nisso, criamos o programa Tokenize sua Ideia, um projeto que busca habilitar negócios de pessoas físicas e jurídicas à nova economia digital.
Democratizar essa indústria também é dar acesso para quem a constrói. Acreditamos que esse é o subsídio necessário para o desenvolvimento do setor, somado com muita colaboração. O Tokenize a sua Ideia, por exemplo, passou por muitas mãos: Blockchain Academy, vertente de educação do Grupo 2TM, ao lado da One Percent, Cambiatus, Nossa Terra Firme e Cryptum.
A expressão “em time que está ganhando não se mexe” reflete o posicionamento da indústria em momentos de alta do mercado. No bear market (tendência de queda prolongada), no entanto, a reinvenção se torna um mecanismo de sobrevivência na busca por novos projetos e soluções. Acredito que esse esforço representa um passo importante para um mercado que vem saindo do nicho, com maior adoção de pessoas físicas e jurídicas.
A crescente preocupação das grandes corporações com o tema da tokenização é evidente, tendo se tornado um dos principais assuntos de discussão nos últimos tempos. A presença de empresas de fora do universo cripto em eventos da indústria é outro sinal que corrobora esse interesse.
Publicidade
Cada vez mais, entendo que o caminho da tokenização é percorrido de forma colaborativa. É importante que o juiz desse jogo seja uma regulação saudável, que impulsiona o mercado como um todo e organiza as regras para criarmos uma grande partida e, claro, marcar golaços.