Educação Financeira

O que é um token digital? Conheça todos os tipos

As transações envolvendo bitcoin e outras moedas digitais popularizaram o token; entenda o que é

O que é um token digital? Conheça todos os tipos
Existem centenas de milhares de tokens no mercado, com mais ativos digitais sendo criados todos os dias. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • Os tokens estão associados ao mercado de criptomoedas, mas o ativo digital pode ser usado para representar qualquer bem tangível ou intangível
  • Cada token tem um objetivo específico. Os principais tipos estão relacionados a método de pagamento, segurança, commodities e financiamento de iniciativas.
  • A tokenização é um processo de registro de ativo na blockchain que requer conhecimento técnico, mas pode ser facilitado por plataformas digitais.

A palavra “token” se popularizou com a criação do bitcoin (BTC) em 2008, mas seu uso se expandiu para além do mundo das criptomoedas. Novos produtos, como o contrato de comercialização de energia tokenizado pela MB Tokens e pela Bolt Energy, mostram o potencial desse tipo de tecnologia.

Saiba o que é token, como ele funciona e quais são as categorias desse ativo digital.

O que é token?

“Token” é um termo em inglês que significa ficha ou símbolo. A palavra pode ser usada para designar um dispositivo físico ou digital que gera senhas de forma automática e é muito utilizado por bancos e logins em plataformas tecnológicas.

No mercado de investimentos cripto, o token é a representação eletrônica de um ativo real para facilitar as negociações de bens. Seja um objeto físico, como empreendimentos e equipamentos, seja produtos não tangíveis, a exemplo de diretos autorais e moedas digitais.

Quais são os tipos de token?

NFT e bitcoin são os tokens mais famosos (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os tokens são criados para cumprir um objetivo específico definido por uma organização ou um indivíduo e que pode ser desde arrecadar dinheiro até permitir o acesso a serviços. Todos os ativos atuam como um meio de troca e usam assinaturas criptográficas para segurança e manutenção de registros. Mas existem algumas diferenças fundamentais. Veja quais são elas:

1. Payment token

As criptomoedas são um tipo de payment tokens. Esse ativo funciona como dinheiro, sendo utilizado como método de pagamento de bens ou serviços principalmente em ambientes on-line. Por conta do nível de segurança criptográfica, as transações eletrônicas com essa ferramenta dificilmente são fraudadas.

2. Utility token

Os tokens utilitários são o tipo mais comum, com a função principal de conceder aos titulares o acesso a um produto ou serviço, usados durante uma oferta inicial de moedas (ICO). As empresas que desejam arrecadar dinheiro oferecem tokens de utilidade aos investidores para que possam ser usados para comprar bens ou serviços que elas fornecem.

3. Security token

Os tokens de segurança estão vinculados à propriedade de ativos que já existem. Cada um representa uma fração de um ativo negociável, como um carro, pintura,  ação ou imóvel. Esse tipo permite que as transações envolvendo esses ativos sejam rastreadas.

4. Equity token

Embora os tokens de segurança possam teoricamente ser vinculados a quase tudo que tenha valor, os equity tokens só podem ser baseados em ações de empresas ou commodities, como café, petróleo e ouro. Esses ativos dão os mesmos direitos que os papéis tradicionais e são regulados pelas autoridades financeiras.

5. Token não fungível (NFT)

Os tokens não fungíveis (NFTs) são uma maneira de registrar digitalmente a propriedade e a transferência de ativos únicos, específicos e exclusivos, como uma obra de arte ou um terreno em um mundo digital. O mercado de NFTs explodiu em 2021, chamando a atenção dos investidores.

Como funciona a tecnologia?

A blockchain está no fundamento da existência dos tokens (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Todo token é registrado na blockchain, uma espécie de livro-razão digital que registra as transações em blocos em uma cadeia imutável. As regras da tokenização de cada ativo são estabelecidas em um contrato inteligente, em um programa que também é armazenado na blockchain.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A criação de um criptoativo requer conhecimento técnico especializado, no entanto, existem plataformas que oferecem suporte para registro, criptografia, checagem e distribuição dos tokens com segurança.

Diferenças entre token e criptomoeda

Apesar de todas as criptomoedas serem tokens, nem tudo o que é token significa uma moeda eletrônica. Ambos ativos digitais são registrados na blockchain, mas bitcoin, ethereum, entre outros, são nativos e se confundem com o protocolo de registro, enquanto as demais “fichas” podem usar a rede por meio de contratos inteligentes.

Os dois conceitos são ativos descentralizados que remetem à representação de recursos e podem ser usados em transações. Outra diferença fundamental é que as moedas digitais, inclusive as altcoins que usam blockchain de terceiros, representam por si só o próprio valor, enquanto os tokens podem fazer referência a qualquer ativo de qualquer valor.

Por que é importante entender o que é token?

Os tokens são uma nova e importante maneira de registrar propriedade e criar transparência. A ferramenta está apenas começando a ser explorada, sobretudo no mercado de tecnologia, como metaverso e finanças descentralizadas (DeFi), mas seu potencial pode ser aproveitado por inúmeros setores, a exemplo de Medicina e Agronegócio.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos