A B3 informou que vai retirar as ações da Americanas (AMER3) de todos os índices da Bolsa de Valores, sendo o principal deles, o Ibovespa. A medida foi tomada após a varejista entrar na 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro com o pedido de recuperação judicial.
Leia também
O E-Investidor já havia adiantado a exclusão da Americanas dos índices caso a empresa optasse pelo caminho da proteção judicial contra os credores.
Além do Ibovespa, as ações da Americanas deixaram os índices IGCX (Governança), ICO2 (Carbono eficiente), ICON (Consumo), IBXX (Brasil 100), IGCT (Governança Corporativa Trade), IGNM (Novo Mercado), IBRA (Brasil Amplo), IVBX (Valor), ITAG (Tag Along Diferenciado), SMLL (Small Caps), IBXL (Brasil 50) e GPTW (Melhores Empresas para Trabalhar).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A medida vale a partir desta sexta-feira (20). De acordo com a B3, a participação dos papéis da varejista será redistribuída proporcionalmente aos demais integrantes da carteira dos índices.
A Americanas também deixou de fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que reúne ações de empresas que apresentam um “reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial”, diz a B3, em nota.
Vale destacar que o processo de compra e venda das ações seguirá normalmente, mesmo com a recuperação judicial. “Deixar de fazer parte do índice não significa que deixa de ser listada em bolsa. Quem quiser comprar ou vender consegue tranquilamente durante a RJ”, diz Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos.
Com a recuperação judicial, a Americanas (AMER3) será excluída dos 14 índices da Bolsa brasileira listados abaixo:
Publicidade