Em Buenos Aires, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo brasileiro estuda uma solução comum com a Argentina para elevar as exportações brasileiras ao país vizinho, além de ironizar rumores sobre o fim do real. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu no sábado o comandante do Exército, general Júlio Cesar de Arruda, e nomeou para a chefia o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.
No exterior, os índices futuros de Nova York passam a cair durante a manhã, ajudando a tirar força das Bolsas na Europa, que ficaram mistas. Na semana passada, a Netflix surpreendeu na conquista de novos assinantes reportado por seu balanço financeiro, e a Alphabet (controladora do Google) revelou planos de cortar 12 mil empregos. Os retornos dos treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) de dez e 30 anos passaram a subir e o dólar recua em dia de agenda relativamente fraca.
Fique de olho
Santander (SANB11)
Sérgio Rial renunciou à Presidência do Conselho de Administração do Santander Brasil e aos postos nos comitês de assessoramento ao conselho que integrava. O comunicado do banco não traz maiores detalhes.
Deborah Stern Vieitas, vice-presidente do conselho, ocupará a presidência até o dia 28 de abril deste ano.
Banco do Brasil (BBAS3)
A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, foi indicada pelo Conselho de Administração para ocupar uma das vagas do colegiado. Além disso, Marco Geovanne da Silva foi indicado para a vice-presidência de Gestão Financeira e de Relações com Investidores.
Gafisa (GFSA3)
A Gafisa reapresentou na sexta-feira (20) o documento de proposta de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) sobre pedido da Esh Theta de suspensão de direitos políticos de acionistas, a fim de incluir respostas de acionistas e gestores. Assim, MAM Asset Management e Trustee Distribuidora afirmam que a ordem do dia da referida AGE apresenta matéria ilegal, enquanto a Planner Corretora de Valores diz que é “absurda e verdadeiramente abusiva” qualquer provocação tendente à suspensão de direitos.
Americanas (AMER3)
A Americanas reiterou à CVM que a maior parte da dívida da companhia, 92%, não conta com covenants (cláusulas de garantias em contratos que servem para proteger os interesses dos credores) financeiros, em resposta a questionamentos da autarquia sobre divergências entre diversas informações divulgadas desde o fato relevante do dia 11 de janeiro, quando anunciou inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões. De acordo com a Americanas, o somatório das dívidas com covenants financeiros, dividido pelo total das dívidas, chega a cerca de 7,1%.
Com a evolução rápida da crise na companhia, lojistas virtuais da Americanas pausaram anúncios e reduziram promoções para diminuir vendas na plataforma, com medo de não receber por elas.
Rumo (RAIL3)
A Rumo informou que os Conselhos de Administração da Rumo Malha Norte e da Rumo Malha Sul aprovaram a alteração do limite das operações de risco sacado serem firmadas com o Bradesco, tendo como tomadora a companhia.
A empresa também informou a retomada das operações do trecho ferroviário Malha Paulista no município de São Carlos-SP que tinham sido interrompidas no dia 13 em razão de chuvas atípicas que atingiram a cidade.
Méliuz (CASH3)
A Méliuz convida acionistas a participarem de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em 24 de fevereiro, às 15h, para aprovar a dispensa de eventual obrigação do Banco Votorantim (BV) e/ou de suas afiliadas de realizar oferta pública para aquisição de ações da companhia.
Embraer (EMBR3)
A FitFitch manteve o Rating de Inadimplência de Emissor (IDR) de Longo Prazo em Moeda Estrangeira e Local em ‘BB+’. A perspectiva é estável para ambos.