O grande destaque na sessão desta sexta-feira no exterior foi a publicação do relatório oficial do mercado de trabalho nos Estados Unidos, o payroll. Os dados indicaram forte criação de empregos, com saldo positivo de 517 mil vagas em janeiro, muito acima da previsão dos economistas, de 188 mil postos de trabalho. Além disso, a taxa de desemprego atingiu o mais baixo número desde 1953, em 3,4%.
Leia também
Em reação, os juros dos treasuries subiram, diante das perspectivas de que o FED manterá os juros altos por mais tempo. Neste contexto, o prêmio de risco subiu, o dólar avançou frente às principais moedas e as bolsas globais recuaram, em sua maioria.
No Brasil, além da influência externa, às dúvidas em relação à trajetória fiscal e sobre a inflação de médio prazo levaram a alta dos juros futuros. Na bolsa, as ações mais sensíveis ao cenário doméstico tiveram quedas mais fortes, enquanto ações ligadas ao dólar avançaram. No fim, o Ibovespa tinha baixa de 1,47%, aos 108.523 pontos, enquanto o giro financeiro somou R$ 25 bilhões. O dólar fechou a sessão em alta de 2%, cotado a R$ 5,15.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos