Como contamos nesta reportagem, essas inseguranças têm feito muitos investidores buscarem opções de investimento no exterior, uma forma de dolarizar o portfólio e proteger a carteira do “risco Brasil”. Mas tem peixe grande do mercado financeiro otimista com o cenário doméstico. “É muito importante que o governo faça o dever de casa e ajuste as questões fiscais. Mas a gente está super confiante, acreditamos que as coisas vão dar certo”, disse nesta quinta-feira (2) Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, durante o primeiro dia da edição de 2023 do Smart Summit.
O executivo explicou sua visão: é preciso que o governo demonstre que a contas públicas vão se manter em ordem, de forma a fazer a expectativa de juros cair. Isso acontecendo, investidores voltam a querer tomar risco – na Bolsa e na economia –, atraindo recursos para o País.
Mas a visão “otimista” do fundador da XP também passa por uma análise do momento global. “A Ásia está uma confusão grande com a guerra na Ucrânia, Europa e EUA tem uma questão relevante com a inflação porque nunca lidaram com isso. No final, quando fazendo essa análise global, o Brasil é um dos lugares que tem mais oportunidade”, disse.
Nesta entrevista do final de 2022, o estrategista-chefe da XP Fernando Ferreira já tinha adiantado essa visão ao E-Investidor, de que o Brasil estaria se tornando o “TINA” dos mercados globais, sigla em inglês para “There Is No Alternative” (“não há alternativas”, em tradução livre). Um cenário que poderia atrair mais capital estrangeiro para o País em 2023.
Até aqui, essa expectativa tem se concretizado. Nesta quinta-feira, a cotação do dólar caiu abaixo de R$ 5 pela primeira vez desde junhode 2022. “Claro que tem barulho, nunca vai em linha reta. Mas hoje o dólar chegou a bater R$ 4,96. É um sinal de que as pessoas estão confiando mais e o dinheiro está entrando”, afirmou Benchimol. “O Brasil é um país de oportunidade, temos que deixar essa síndrome de vira-lata e se concentrar em falar as coisas boas que acontecem para tirar o melhor de cada um e sair dessa melhor ainda.”