Aloizio Mercadante foi empossado como novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda-feira, 6, substituindo Gustavo Montezano. O evento teve a presença do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e da ex-presidente Dilma Rousseff.
Leia também
Nascido em Santos, em São Paulo, Mercadante é economista formado pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de São Paulo.
Também é professor licenciado de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade Estadual de Campinas.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em sua trajetória política, foi deputado federal por São Paulo em dois mandatos (1991-1995 e 1999-2003) e senador da República por São Paulo (2003 a 2011).
No governo de Dilma Rousseff, foi Ministro da Ciência e Tecnologia (2011 a 2012); Ministro da Casa Civil (2014 a 2015) e Ministro da Educação (2015 a 2016).
Com formação heterodoxa – e considerando que atuou com protagonismo durante o governo de Dilma, conhecido pelo aumento de gastos públicos – , a possibilidade de que Mercadante apoie maiores gastos para financiar crescimento provoca a dúvida sobre o modelo que será adotado no BNDES a partir de agora.
A gestão anterior, de Montezano, se dizia “obcecada por financiar pequenas empresas” e diminuiu o volume de recursos disponíveis para financiamento.
Publicidade