No fim da tarde em Nova York, o juro da T-note de 2 anos caía a 4,703%, o da T-note de 10 anos recuava a 3,927%, e do T-bond de 30 anos tinha queda a 3,928%.
O BMO destaca que a ata do BC americano não revelou muitas informações novas. “Enquanto alguns ‘poucos’ participantes favoreceram um aumento maior da taxa no início deste mês, o apoio ao movimento de um 25 pontos-base (pb) foi quase unânime. A ênfase na necessidade de aperto contínuo deixou os títulos para refazer um certo grau de seu rali anterior”, destaca o banco.
Já o Jefferies pontua que a ata da reunião de 31 de janeiro a 1º de fevereiro foi bastante dura quando se considera que os dados econômicos divulgados nas últimas 3 semanas solidificam o potencial para mais aumentos de juros. “Aqueles a favor do aumento de 50 pb na taxa o fizeram porque isso traria a taxa dos Fed Funs para mais perto do nível restritivo que eles acham que trará a inflação de volta à meta. A ata não sugere que eles sejam a favor de maiores aumentos de juros daqui para frente, apenas que ‘os aumentos contínuos na meta serão apropriados'”, avalia.
Mais cedo, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, argumentou que é melhor ser mais “afiado” agora no ritmo do aperto, a fim de garantir que a inflação seja controlada nos Estados Unidos ainda em 2023. No entanto, o mercado manteve precificação majoritária por alta de 25 pontos-base nos juros do BC americano na próxima reunião, em março, após a divulgação do documento. Plataforma de monitoramento do CME Group indicava 73% de chances de que o banco central americano suba a taxa básica da faixa atual entre 4,50% e 4,75% para o nível de 4,75% a 5,00%, ou seja, uma elevação de 0,25 ponto porcentual. Já a possibilidade de uma alta mais agressiva, de 50 pontos-base, era de 27%. Ontem, as probabilidades estavam em 76% e 24%, respectivamente.
Antes da ata, os juros longos dos Treasuries acentuaram queda, especialmente na ponta longa, após leilão de US$ 43 bilhões em T-notes de cinco anos do Tesouro americano. Segundo o BMO, a operação teve demanda acima da média.