Comportamento

Mercado financeiro: mulheres em altos cargos ainda são minoria

Segundo o TradeMap, de todos os cargos executivos analisados, a presença feminina corresponde apenas 14,5%

Mercado financeiro: mulheres em altos cargos ainda são minoria
(Foto: Envato Elements)
  • O levantamento analisou a presença das mulheres em cargos de liderança em 50 empresas listadas na bolsa de valores do Brasil
  • Nos últimos cinco anos, a presença feminina nesses cargos cresceu 78%, mas o avanço ainda é insuficiente para acabar com a desigualdade de gênero

As mulheres ocupam cada vez mais espaço em cargos de liderança nas companhias listadas na Bolsa de Valores brasileira. No entanto, o avanço visto nos últimos anos ainda é pequeno diante do desafio para alcançar a equidade de gênero nas empresas do setor financeiro.

Segundo dados do TradeMap, a presença feminina em cargos executivos, diretoria e conselho de administração, cresceu 78% ent os anos de 2017 e 2022. Mas apesar desse avanço, as mulheres ocupam apenas 14,5% das posições de comando das empresas de capital aberto no Brasil.

O levantamento analisou a ocupação das mulheres em 50 empresas listadas na B3 (B3SA3). Desse total, vale destacar que a própria B3 foi a companhia que mais avançou na política de equidade de gênero. De acordo com o TradeMap, o número de mulheres em cargos de liderança na Bolsa brasileira cresceu 800% em cinco anos. Logo em seguida, apareceram a Cielo (CIEL3) e o Iguatemi (IGT11) com um salto de 300%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por outro lado, empresas como a São Carlos (SCAR3), empresa de administração de imóveis comerciais, e a General Shopping (GSHP3), regrediram nesse processo. Nessas duas companhias, todas as mulheres que ocupavam cargos de liderança em 2017 saíram dos seus postos, segundo dados do TradeMap.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos