• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Assessores, gerentes e clientes: uma DR necessária

O sistema de assessoria de investimentos se mostra cada vez mais insustentável. Então, qual o melhor modelo?

Por Luciana Seabra

13/03/2023 | 8:06 Atualização: 13/03/2023 | 8:06

Receba esta Coluna no seu e-mail
Clientes têm reclamado do atendimento de seus bancos e corretoras. Foto: Envato elements
Clientes têm reclamado do atendimento de seus bancos e corretoras. Foto: Envato elements

Uma visão de portfólio e não somente a oferta do dia. Uma linguagem fácil e sem arrogância. Transparência sobre as comissões.

Leia mais:
  • Tudo bem uma casa de análise ter seu próprio fundo?
  • Será a morte dos fundos espelho?
Cotações
15/11/2025 12h39 (delay 15min)
Câmbio
15/11/2025 12h39 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esses foram três dos pontos que mais apareceram quando, na última semana, decidi perguntar aos meus seguidores no Instagram: “O que você gostaria de dizer pra quem te atende no banco ou corretora?”.

Clientes conscientes pedem franqueza, transparência, honestidade e o fim do faz de conta de que não há comissões norteando o contato. “Joga limpo comigo”, diz um. “Não me engana”, diz outro. “Você acha que eu sou trouxa?”, vem um terceiro. E assim segue.

Publicidade

Muitos pedem para não entrarem mais em contato – ”chega de me ligar pra blá-blá-blá”. E se ressentem de parecer que o outro lado sequer tem nas mãos o portfólio dos clientes: “Já buscou meu histórico pra entender minha carteira?”.

Claramente é o reflexo de um sistema em que a corretora ou banco anuncia a oferta da vez, cria a recompensa atrelada a ela e cabe ao seu exército executá-la – independentemente das necessidades do portfólio que encontrar pela frente.

A falta de educação financeira, somada a alguma dose de falta de paciência, também aparece na ponta. “Por que você veio trabalhar com isso se odeia falar com o público leigo? Fala palavras difíceis pra confundir o cliente?”, diz uma das mensagens. “Tenha amor pelo que faz ou mude de emprego”, diz outra.

Aparece uma alusão a produtos misteriosos. Dentre os mais citados como motivo para a quebra de confiança nas corretoras está o Certificado de Operações Estruturadas (COE). É comum que as pessoas não entendam o produto ao comprar e também que se ressintam de ficar sem acesso aos recursos por tanto tempo. Nos bancos, o título de capitalização é o vilão.

Publicidade

Investidores com olhar de longo prazo têm pra si que gerentes e assessores só querem incentivá-los a girar o portfólio. “Por que você está pedindo pra alterarmos um investimento em ações em menos de nove meses? O que mudou na estratégia?”, diz um. “Por que você olha a janela de só três meses de um fundo pra me dizer que ele é ótimo?”, diz outro. “Por que não faz uma carteira e só administra, em vez de ficar de seis em seis meses mudando tudo?”, soma um terceiro.

“Não tenho a pressa que você tem!”, amarra outro, que entendeu tudo: as comissões com frequência são focadas na receita de curto prazo, enquanto só será possível saber o resultado para clientes no longo prazo.

A prática de abrir a gaveta de bons produtos só quando clientes chegam ao limite e desejam trocar de instituição também é uma dor que aparece. Assim como a de tratar quem tem pouco dinheiro com indiferença.

“Agora eu sei o que você fez com meu dinheiro”, diz um. “Avise pra alta cúpula aí que esse modelo ficará insustentável em breve. Não somos trouxas”, diz outra. E também há uma fileira de xingamentos impublicáveis.

Publicidade

Não é que ninguém saiba que essa relação está desgastada por conflitos. O fato, entretanto, é que parece que nos acostumamos com isso a ponto de não falar mais. E o atendimento guiado por altas comissões segue funcionando e fazendo suas vítimas – ou o mercado, que facilmente se adapta, já teria evoluído o modelo.

Apenas abri um canal para que clientes falassem o que sentem. E isso está longe de ser um ataque a assessores ou gerentes. A verdade é que muitos deles também me procuram frustrados com o ofício. Quanto mais eles buscam se proteger dos conflitos trazidos pelas comissões e mais se aproximam das necessidades dos clientes, contam, menos são valorizados. E com frequência acabam sendo naturalmente expulsos do negócio.

Esse é, isso sim, um ataque ao modelo.

Do lado de cá, me parece que é hora de parar com remendos e esmiuçá-lo. Como retomar a confiança? Como criar uma relação ganha-ganha, em que assessores e gerentes são devidamente recompensados pelo seu trabalho, ao mesmo tempo em que clientes alcançam prosperidade financeira?

Publicidade

De uma coisa tenho certeza: o mercado tem criatividade suficiente para estudar novos modelos. Mas isso só vai acontecer quando perceber que a fonte de riqueza está ameaçada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Bancos
  • Conteúdo E-Investidor
  • Corretora
  • Investimentos

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como montar uma carteira de fundos imobiliários equilibrada entre FIIs de tijolo e papel

  • 2

    O fundo imobiliário que nunca teve calote: o segredo da AF Invest para atravessar crises e entregar 74% de retorno até 2025

  • 3

    Crise no Banco do Brasil: o plano da diretoria para sair do cenário de lucro em queda, calotes em alta e dividendos fracos

  • 4

    Contas globais ganham força no Brasil; entenda os cuidados antes de escolher uma

  • 5

    Banco do Brasil (BBAS3) decepciona com corte no lucro e mercado já fala em recuperação lenta e dividendos fracos

Publicidade

Quer ler as Colunas de Luciana Seabra em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Fies: quem pode aderir à renegociação?
Logo E-Investidor
Fies: quem pode aderir à renegociação?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: beneficiários têm até dezembro para fazer acompanhamento em saúde; veja onde
Logo E-Investidor
Bolsa Família: beneficiários têm até dezembro para fazer acompanhamento em saúde; veja onde
Imagem principal sobre o Detran-SP: o que é a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos
Logo E-Investidor
Detran-SP: o que é a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos
Imagem principal sobre o INSS: veja como pedir a devolução de descontos no novo prazo
Logo E-Investidor
INSS: veja como pedir a devolução de descontos no novo prazo
Imagem principal sobre o INSS: aposentados têm novo prazo para pedir devolução de descontos
Logo E-Investidor
INSS: aposentados têm novo prazo para pedir devolução de descontos
Imagem principal sobre o Fies: veja como fazer para renegociar a sua dívida
Logo E-Investidor
Fies: veja como fazer para renegociar a sua dívida
Imagem principal sobre o Fies: até quando estudantes podem renegociar dívidas? Veja prazo
Logo E-Investidor
Fies: até quando estudantes podem renegociar dívidas? Veja prazo
Imagem principal sobre o É possível colocar um microchip gratuitamente no meu pet?
Logo E-Investidor
É possível colocar um microchip gratuitamente no meu pet?
Últimas: Colunas
Fadiga de IA e o doping corporativo: quando eficiência vira exaustão
Ana Paula Hornos
Fadiga de IA e o doping corporativo: quando eficiência vira exaustão

A era da inteligência artificial trouxe pressa, padronização e um novo tipo de cansaço que ameaça a autenticidade humana e empresarial

15/11/2025 | 12h00 | Por Ana Paula Hornos
O Brasil na COP30: se não for protagonista, será fornecedor de risco
Fabrizio Gueratto
O Brasil na COP30: se não for protagonista, será fornecedor de risco

Conferência global em Belém consolida a transição climática como variável financeira e força investidores a recalibrar portfólios diante do novo custo do carbono

13/11/2025 | 14h54 | Por Fabrizio Gueratto
O que esperar dos juros americanos em 2026 e como isso pressiona o câmbio nos países emergentes
Einar Rivero
O que esperar dos juros americanos em 2026 e como isso pressiona o câmbio nos países emergentes

Paralisação do governo americano interrompe divulgação de indicadores e deixa o Federal Reserve sem bússola para definir o rumo da taxa básica

12/11/2025 | 14h00 | Por Einar Rivero
Valid (VLID3): a small cap que domina a arte da adaptação e paga metade do lucro em dividendos
Katherine Rivas
Valid (VLID3): a small cap que domina a arte da adaptação e paga metade do lucro em dividendos

Ela fabrica seu cartão, seu documento, sua CNH e agora quer um espaço na sua carteira de ações; a small cap de crescidendos que o mercado quase esqueceu

11/11/2025 | 17h26 | Por Katherine Rivas

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador