O que este conteúdo fez por você?
- Mestre em economia pela Unicamp, Luciana Seabra é fundadora e CEO da casa de análises Spiti, criada em 2019 para fazer recomendações aos investidores
- Nesta edição da série Elas indicam, que traz as recomendações culturais de mulheres do mercado financeiro, Seabra indica quatro livros
Mestre em economia pela Unicamp, Luciana Seabra é fundadora e CEO da casa de análises Spiti, criada em 2019 para fazer recomendações aos investidores. Antes disso, lançou na Empiricus o primeiro relatório de fundos dedicado ao investidor brasileiro pessoa física. Trabalhou ainda como repórter especializada em finanças e é planejadora financeira certificada CFP e analista CNPI. Nesta edição da série Elas indicam, que traz as recomendações culturais de mulheres do mercado financeiro, Seabra fala por que estes quatro livros abaixo são os seus preferidos:
O Mais Importante para o Investidor – Lições de um Gênio do Mercado Financeiro, de Howard Marks
Esse livro foi uma indicação do André Jaruski, considerado por muita gente como o melhor trader brasileiro. Quando li deu uma sensação de “uau, disse tudo!”. Tem realmente muitas lições importantes para o investidor.
A Mais Pura Verdade sobre a Desonestidade, de Dan Ariely
Estudioso de finanças comportamentais, Dan Ariely tem muitos livros excelentes, mas gosto particularmente deste. O livro traz pesquisas empíricas que mostram como as pessoas sujeitas a conflitos de interesses se comportam e mudou minha forma de investir. Depois de a leitura, passei a confiar menos em orientações de investimentos de quem recebe comissões diferentes dependendo de onde eu invisto.
Pioneering Portfolio Management: An Unconventional Approach do Institucional Investment, de David Swensen
David Swensen é a maior referência internacional em alocação de fundos e diretor de investimentos da Universidade Yale, nos Estados Unidos, desde 1985. Neste livro, ele revela os princípios que utiliza para alocar os US$ 31 bilhões do endowment da universidade —um fundo que reúne recursos e ajuda a sustentar a instituição. É um livro mais técnico, mas muito legal para quem quer mergulhar na construção de portfólio.
Introdução à Economia, de N. Gregory Mankiw
Esse livro era para ser mais um livro didático, como tantos outros que li, mas acabou por ser o responsável por fazer com que eu me apaixonasse pela economia. É um clássico, cheio de metáforas incríveis, que fala do tema com muita poesia. É um dos livros que mais me inspira.