Publicidade

Educação Financeira

Luciana Seabra recomenda livros de gestão e estratégia para o investidor

Série "Elas indicam" traz as recomendações da CEO da casa de análises Spiti

Luciana Seabra recomenda livros de gestão e estratégia para o investidor
Luciana Seabra. Foto: Spiti
  • Mestre em economia pela Unicamp, Luciana Seabra é fundadora e CEO da casa de análises Spiti, criada em 2019 para fazer recomendações aos investidores
  • Nesta edição da série Elas indicam, que traz as recomendações culturais de mulheres do mercado financeiro, Seabra indica quatro livros

Mestre em economia pela Unicamp, Luciana Seabra é fundadora e CEO da casa de análises Spiti, criada em 2019 para fazer recomendações aos investidores. Antes disso, lançou na Empiricus o primeiro relatório de fundos dedicado ao investidor brasileiro pessoa física. Trabalhou ainda como repórter especializada em finanças e é planejadora financeira certificada CFP e analista CNPI. Nesta edição da série Elas indicam, que traz as recomendações culturais de mulheres do mercado financeiro, Seabra fala por que estes quatro livros abaixo são os seus preferidos:

O Mais Importante para o Investidor – Lições de um Gênio do Mercado Financeiro, de Howard Marks

Esse livro foi uma indicação do André Jaruski, considerado por muita gente como o melhor trader brasileiro. Quando li deu uma sensação de “uau, disse tudo!”. Tem realmente muitas lições importantes para o investidor.

A Mais Pura Verdade sobre a Desonestidade, de Dan Ariely

Estudioso de finanças comportamentais, Dan Ariely tem muitos livros excelentes, mas gosto particularmente deste. O livro traz pesquisas empíricas que mostram como as pessoas sujeitas a conflitos de interesses se comportam e mudou minha forma de investir. Depois de a leitura, passei a confiar menos em orientações de investimentos de quem recebe comissões diferentes dependendo de onde eu invisto.

Pioneering Portfolio Management: An Unconventional Approach do Institucional Investment, de David Swensen

David Swensen é a maior referência internacional em alocação de fundos e diretor de investimentos da Universidade Yale, nos Estados Unidos, desde 1985. Neste livro, ele revela os princípios que utiliza para alocar os US$ 31 bilhões do endowment da universidade —um fundo que reúne recursos e ajuda a sustentar a instituição. É um livro mais técnico, mas muito legal para quem quer mergulhar na construção de portfólio.

Introdução à Economia, de N. Gregory Mankiw

Esse livro era para ser mais um livro didático, como tantos outros que li, mas acabou por ser o responsável por fazer com que eu me apaixonasse pela economia. É um clássico, cheio de metáforas incríveis, que fala do tema com muita poesia. É um dos livros que mais me inspira.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos