O abono salarial 2023 relativo ao ano-base de 2021 será liberado a partir do dia 17 de abril a trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) da Caixa Econômica que nasceram nos meses de maio e junho. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exclusivo para servidores públicos, tem seu pagamento feito pelo Banco do Brasil e receberão este mês aqueles que possuem final de inscrição 2 e 3, também a partir do dia 17.
O pagamento do abono salarial começou em fevereiro com a expectativa de que 23,6 milhões de trabalhadores recebam o benefício até dezembro deste ano. O valor máximo do benefício chega a R$ 1.302, equivalente ao salário mínimo atual.
Em relação ao PIS, quem é cliente na Caixa receberá o valor em sua conta – os demais receberão por meio da Poupança Social Digital. É possível de acessá-la pelo aplicativo Caixa Tem. Também é possível sacar o benefício em agências ou lotéricas da Caixa, tendo em mãos o Cartão Social e a senha.
O Pasep teve suas cotas transferidas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo Banco do Brasil desde 2020. Dessa forma, o saque é feito por lá, acessando o aplicativo Meu FGTS.
O que é abono salarial e quem tem direito?
O abono salarial é um benefício pago anualmente pelo governo federal aos trabalhadores. No setor privado, ele é feito pela Caixa Econômica, pelo Programa de Integração Social (PIS), enquanto o Banco do Brasil cuida do pagamento aos funcionários públicos pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Veja abaixo quem tem direito:
Quem tem direito ao PIS/PASEP
Funcionários do setor privado inscritos no PIS que trabalharam com carteira assinada por pelo menos um mês no ano de 2021
Funcionários inscritos no PIS ou no Pasep (neste último há pelo menos cinco anos) que receberam cerca de dois salários mínimos por mês em 2021
Funcionários que trabalharam para empresas ou empregadores que contribuem para o PIS ou para o Pasep
Quem não tem direito ao PIS/PASEP
trabalhadores empregados como pessoa física equiparados a pessoa jurídica
empregados e empregadas domésticos
trabalhadores urbanos empregados como pessoa física
trabalhadores rurais empregados como pessoa física