As bolsas da Europa e dos Estados Unidos sobem nesta terça-feira, enquanto o petróleo estende os ganhos da véspera, com alta de 0,9% na commodity do tipo Brent. O minério de ferro fechou o dia em queda de 2% em Dalian. No câmbio, o dólar opera em baixa frente a maioria das moedas de países emergentes.
Investidores globais deixam de lado as preocupações e voltam a se posicionar em ativos de risco, em dia de agenda econômica mais vazia, mas com destaque para discurso de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Na Europa, a desaceleração da inflação ao produtor na zona do euro ajuda na retoma dos mercados.
Agenda econômica
Brasil: Agenda reserva participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento do Bradesco BBI e o secretário Extraordinário para a Reforma Tributária, Bernard Appy, também participa do evento.
EUA: Destaque para as leituras de fevereiro para as encomendas à indústria e o relatório Jolts sobre empregos, ambos às 11hrs. Estão previstos ainda três discursos de dirigentes do Fed.
Europa: O índice de preços ao produtor (PPI) teve alta de 13,2% na comparação anual de fevereiro, desacelerando após alta de 15% em janeiro e ficando abaixo da mediana das estimativas, de 13,6%.