A Messem Investimentos e a Faros Private, duas grandes assessorias ligadas à XP, anunciaram nesta terça-feira uma união para criar uma corretora de valores imobiliários. Juntas, terão R$ 65 bilhões sob assessoria e mais de 50 mil clientes. Com a fusão, serão mais de 450 assessores e 700 pessoas trabalhando no total (somando assessoria de investimentos e suporte). Ainda que sócias na corretora, Messem e Faros permanecerão com suas atividades de agentes autônomos de forma separada.
Leia também
Na nova corretora, a XP será sócia da Faros e da Messem. As duas terão, somadas, 58% de participação acionária na nova empresa, enquanto a XP ficará com uma fatia de 42%. A negociação levou 12 meses para ser concluída, de acordo com os empresários. As marcas também continuarão independentes, pelo menos inicialmente, segundo comunicado à imprensa.
“As duas marcas inicialmente continuarão separadas, mas passarão a atuar de maneira conjunta quando a empresa operar como uma corretora única, mas permanecerão com suas atividades de agentes autônomos. Ambas continuarão a usar a plataforma da XP”, diz o texto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No comunicado, o presidente da Messem, Mauro Silveira, afirmou que a projeção é chegar a R$ 100 bilhões até o fim de 2024. “A união nos tornará mais competitivos no mercado. A XP permanecerá como sócia e grande parceira de negócios”, escreveu Felipe Scheffler, sócio-diretor da Messem.
No Banco Central
O processo de constituição da nova corretora está em análise pelo Banco Central e a previsão, segundo as
empresas, é de que no segundo semestre seja concedida a autorização para operação. Segundo o sóciodiretor da Faros, Samy Botsman, uma área que “ganhará grande tração com a união é a de Family Offices”. “Tanto a Faros como a Messem já tem atividades importantes nesta área”, afirmou.
Capilaridade
Somando os escritórios atuais, a Messem/Faros terão endereço em 25 cidades, em 10 Estados mais o Distrito Federal. “Temos projetos bem alinhados. A união das atividades resultará numa estrutura muito mais robusta e complementar, que beneficiará diretamente o atendimento aos nossos clientes”, escreveu Botsman no comunicado. “Com a corretora, vamos poder oferecer novas soluções e produtos para estes clientes”, destacou.
“Acreditamos que as duas empresas combinadas se tornam ainda mais competitivas em um setor cada vez mais desafiador. A XP, como sócia na corretora, seguirá investindo no desenvolvimento do ecossistema para permitir que essa união continue transformando a experiência dos clientes”, escreveu Bruno Ballista, sócio e responsável pela área de Assessoria e Relacionamento com Clientes da XP Investimentos.