O Ibovespa opera em baixa nesta sexta-feira (14), às 12h47, chegando aos 105.878,96 pontos, após queda de 0,54%.
O índice segue em quedapelo segundo dia consecutivo, após ter realizado um rali de altas nos dias anteriores. Para Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, o recuo do índice Bovespa é apenas um ajuste, uma realização, após saltar cerca de seis mil pontos nesta semana.
As bolsas americanas também operam em baixa, com Nasdaq caindo 0,65%, Dow Jones perdendo 0,65% e S&P 500 com 0,49% de queda. A queda nos mercados americanos ocorrem mesmo com a alta nas ações de bancos como JP Morgan, Citigroup e Wells Fargo, que apresentaram resultados trimestrais positivos. Ainda assim, fica evidente que os bancos se preparam para uma possível recessão nos EUA.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As vendas no varejo dos Estados Unidos caíram 1% em março. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam queda menor, de 0,5% no período. A produção industrial americana, por sua vez, superou as expectativas do mercado, subindo 0,4% em março, de acordo com o Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Há, ainda, a expectativa de aumento na taxa de juros americana.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade