- Empresas de serviços financeiros disponibiliza uma calculadora de aposentadoria gratuita
- Você pode descobrir, por exemplo, quanto e por quanto tempo você precisa investir para ter o rendimento desejado na aposentadoria
- Você também pode simular sua aposentadoria com a calculadora do INSS
Com o aumento gradual da idade de aposentadoria (65 anos para homens e 62 anos para mulheres), aprovado pela Reforma da Previdência em 2019, é comum que trabalhadores busquem fontes alternativas de investimento para garantir uma renda mensal além do benefício concedido pelo governo, o INSS.
Leia também
“Desde que começamos nossa jornada produtiva, já deveríamos ter a preocupação e o planejamento para construir os meios financeiros (investimentos ou patrimônio ) que consigam cobrir os gastos futuros que teremos no período de aposentadoria”, opina João Victorino, especialista em finanças pessoais.
Para ter uma renda maior na aposentadoria, é preciso guardar mais dinheiro, ou economizar e investir por um período de tempo maior durante a fase de acumulação. A fase de acumulação é definida pelo período em que alguém tem melhores condições de trabalhar e guardar parte da remuneração.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O tempo acaba sendo um fator importante, porque quanto mais tempo você puder juntar dinheiro, maior será o efeito dos juros sobre este capital acumulado (juros compostos). Além disso, seguindo o mesmo raciocínio, os valores aportados periodicamente, como em base mensal, trimestral, e anual terão um peso menor em seu orçamento.
Porém, caso você não tenha começado a investir na sua aposentadoria desde cedo, você pode optar por uma alternativa complementar à Previdência Pública. Veja como calcular sua aposentadoria:
Saiba como calcular a aposentadoria
A empresa de serviços financeiros A Hora do Dinheiro, disponibiliza uma calculadora de aposentadoria gratuita em que você pode descobrir, por exemplo, quanto e por quanto tempo você precisa investir para ter o rendimento desejado na aposentadoria.
A ferramenta conta com as seguintes variáveis:
- Idade em que começará a receber os benefícios;
- Expectativa de vida;
- Rentabilidade dos investimentos;
- Média da inflação anual do período;
- Possuir uma reserva financeira (e seu valor) ou não;
- O quanto receber mensalmente na aposentadoria.
“Ela (a aposentadoria) exerce um papel extremamente relevante na manutenção do bem-estar social para milhões de pessoas que precisam contar com seu apoio. Agora, para conseguir juntar um capital capaz de proporcionar a renda planejada para o futuro, é preciso escolher investimentos seguros e que garantam a manutenção do poder de compra ao longo do tempo”, aponta Victorino.
Alguns dos exemplos desses investimentos são os títulos públicos do Tesouro Direto e a Previdência Privada, desde que o investidor se atente às taxas de administração e à composição dos fundos, ações e outros ativos.
Contudo, uma advertência: antes de investir em qualquer produto para sua aposentadoria, estude as opções e saiba seu perfil de investidor e sua propensão ao risco. Conte também com o auxílio de profissionais sempre que possível. Você também pode simular sua aposentadoria com a calculadora do INSS.
Publicidade