As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira (28), pressionadas por ações de bancos e na esteira de dados desanimadores de crescimento da zona do euro e de alguns países do bloco.
Leia também
Por volta das 7h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,23%, a 462,95 pontos. Apenas o subíndice de bancos tinha queda de cerca de 2%.
Em Londres, a ação do NatWest sofria um tombo de quase 5% no horário acima, após o banco britânico relatar uma queda de 11 bilhões de libras nos depósitos do primeiro trimestre ante os três meses anteriores e manter projeções para o ano, apesar de ter lucrado mais do que o esperado entre janeiro e março.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O balanço do NatWest veio após temores sobre a saúde do setor bancário dos EUA serem renovados por uma drástica queda nos depósitos do First Republic Bank, um dos bancos regionais americanos que mais sofreram após a quebra do Silicon Valley Bank (SVB).
O mau humor na Europa se consolidou na esteira de números preliminares de crescimento da região. No primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro teve aumento de apenas 0,1%, como se previa, enquanto o da Alemanha, maior economia do bloco, ficou estagnado, frustrando expectativas de leve avanço. Itália e Espanha, por outro lado, tiveram desempenho econômico melhor do que o esperado no período.
Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para uma série de dados econômicos dos EUA sobre o Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE), gastos com consumo e confiança do consumidor, que podem ajudar a calibrar as apostas para a decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), marcada para a próxima quarta-feira, 3 de maio.
Às 7h39 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,26%, a de Paris recuava 0,77% e a de Frankfurt cedia 0,31%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 1,46%, 1,58% e 0,17%, respectivamente.
Publicidade