A Petrobras (PETR4) vai aproveitar o dia 1º de maio, quando se comemora do Dia do Trabalho, para implantar uma série de medidas voltadas para seu quadro de pessoal, como o fortalecimento da Universidade Petrobras, entidade educacional corporativa voltada para a formação e qualificação dos empregados; a retomada das contratações por concursos públicos; a aproximação com entidades sindicais; entre outras ações, disse a companhia.
Leia também
Em março, a estatal lançou um processo seletivo para nível técnico, com 373 vagas disponíveis, e vem realizando convocações referentes ao concurso anterior, de nível superior, que possuía 757 oportunidades imediatas.
“Mais de 1,4 mil aprovados já foram convocados para este concurso. Esses novos empregados irão suprir a necessidade de efetivo em algumas áreas da companhia”, informou a empresa. A Petrobras também vai instituir grupos de trabalho com entidades sindicais para a discussão de temas como Diversidade, Combate às Opressões, Pessoas com Deficiência, Efetivo, Segurança do Trabalho, Saúde, incluindo a Saúde Mental, entre outros. Os grupos terão composição paritária entre empregados da companhia e dirigentes sindicais. Em três meses, os resultados desses grupos de trabalho serão apresentados e irão balizar as ações a serem adotadas pela companhia em recursos humanos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Ao lançar as propostas para o novo Plano Estratégico, o cuidado com as pessoas e um ambiente diverso estão na primeira prioridade desta nova gestão. Estamos implementando uma gestão participativa, ouvindo a força de trabalho. Iremos adotar soluções eficientes e céleres para as demandas apresentadas pelos empregados”, disse em nota o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
Segundo a estatal, também serão retomadas as pesquisas de clima organizacional e engajamento com os trabalhadores, de modo que possa ser aferida a percepção dos empregados, papel que anteriormente era cumprido pela Pesquisa de Ambiência. A companhia também pretende retomar a contratação de estagiários e ampliar o programa Jovem Aprendiz.
Essas medidas se somam às já adotadas recentemente pela Petrobras, como a possibilidade que pessoas com deficiência optem pelo teletrabalho em todos os dias úteis e a suspensão das transferências compulsórias de empregados da Petrobras. A companhia também irá disponibilizar um serviço de atendimento psicológico 24h para acolhimento e orientação em casos de assédio e importunação sexual, que cresceram nos últimos anos.
“Esse serviço faz parte das iniciativas adotadas com o objetivo de aprimorar o processo de prevenção, recebimento e tratamento de denúncias de violências sexuais dentro da Petrobras”, explicou a companhia.
Publicidade