Publicidade

Tempo Real

Fazenda avalia revisar para cima previsão de crescimento em 2023

A informação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Fazenda avalia revisar para cima previsão de crescimento em 2023
Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Foto: Wilton Junior/Estadão

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje que a pasta pode revisar para cima a previsão de crescimento econômico neste ano, após citar a surpresa do mercado com o crescimento da atividade na passagem de janeiro para fevereiro.

Depois da agenda de reuniões com empresários das indústrias de cerveja e de higiene pessoal no gabinete do ministério na capital paulista, Haddad disse, em entrevista a jornalistas, que as previsões de mercado ao Produto Interno Bruto (PIB) melhoraram e alguns bancos já falam em crescimento de 2% em 2023.

Sem adiantar qual pode ser a nova previsão do ministério, o ministro declarou que a equipe econômica deve também melhorar o prognóstico. “Nós mesmos, da Fazenda, estamos pensando em reestimar para mais a expectativa de crescimento em 2023.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Conforme mostrou hoje o IBC-Br, índice do Banco Central (BC) que mede mensalmente a atividade, a economia brasileira cresceu 3,32% em fevereiro contra janeiro, acima da taxa de 1,1% aguardada pelo mercado na mediana das previsões coletadas pelo Projeções Broadcast.

Questionado sobre o avanço da taxa de desemprego, que marcou 8,8% no primeiro trimestre – contra 7,9% do último trimestre de 2022 -, o ministro preferiu destacar a melhora do dado no comparativo anual. Frente aos três primeiros meses do ano passado, quando a desocupação estava em 11,1%, a taxa, comentou Haddad, ficou “bem menor”.

Ele pontuou que, em março, a geração de empregos formais apontada ontem no Caged foi “o dobro da esperada pelo mercado”. Aproveitou também o tema para falar sobre os juros altos. “Ela taxa de desemprego pode ser ainda menor se fizermos os ajustes necessários para a taxa de juros cair”, disse o ministro, acrescentando que vê “espaço importante” para os juros recuarem, reativando assim a economia e os investimentos. “Estamos insistindo muito que temos que ajustar a taxa de juros para a economia voltar a crescer”, assinalou.

Web Stories

Ver tudo
<
Carrefour (CRFB3): boicote de frigoríficos pode impactar as ações da empresa?
Cartão de crédito: quantos você deveria ter? Veja dicas
Quanto meu micro-ondas consome energia elétrica?
5 aparelhos que devem ficar fora da tomada para não levar a conta de luz às alturas
Impacto do ar-condicionado na conta de luz: mitos e verdades em tempos de calor
Quanto a energia solar economiza na conta de luz? Descubra
8 passos para comprar bitcoin de maneira segura
Nem Neymar, nem Messi: saiba quem é o jogador de futebol mais rico do mundo
Seu CPF pode ser a chave para economizar no IPTU; entenda
Minha conta de luz veio muito alta, o que fazer?
IPVA 2025: imposto vai ficar mais caro com reforma tributária?
Quanto custa a esmeralda gigante disputada por EUA e Brasil? Batalha pode estar chegando ao fim
>