Publicidade

Tempo Real

Bolsas de Nova York fecham em baixa, com temores por sistema bancário

Amanhã, as atenções se voltarão ainda para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed)

Bolsas de Nova York fecham em baixa, com temores por sistema bancário
Operador trabalha no salão da Bolsa de Valores de Nova York, EUA 22/06/2022 REUTERS/Brendan McDermid

As bolsas de Nova York fecharam em baixa hoje, em uma sessão na qual são pressionadas pelos temores com o setor bancário americano. Os riscos com bancos de menor escala persistem, e contaminaram os papéis de outras instituições ao longo do dia. O tema vai se sobrepondo à temporada de balanços, que vem apresentando resultados acima do esperado para uma série de empresas. Amanhã, as atenções se voltarão ainda para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), quando é esperada uma alta de 25 pontos base na taxa de juros do país.

O índice Dow Jones caiu 1,08%, a 33.684,53 pontos; o S&P 500 cedeu 1,16%, a 4.119,58 pontos; e o Nasdaq recuou 1,08%, a 12.080,51 pontos.

As ações dos bancos regionais Western Alliance e PacWest despencaram mais de 20% e tiveram negociações temporariamente suspensas por conta da intensa volatilidade. Para Edward Moya, analista da Oanda, “Wall Street está rapidamente pressionando o botão de venda, pois a turbulência bancária parece não desaparecer tão cedo e estava pronta para se concentrar no próximo elo mais fraco, credores potencialmente em dificuldades com tremenda exposição a imóveis comerciais”. O apetite pelo risco não teve chance, já que os investidores se concentraram nas dúvidas persistentes sobre os bancos regionais, no aumento das chances de recessão e nos riscos crescentes de que os EUA possam inadimplir sua dívida no próximo mês, resume.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As questões ofuscam a temporada de balanços, que o Julius Baer, aponta que, no geral, os resultados continuam a surpreender positivamente: 79% das empresas conseguiram superar as expectativas de ganhos, significativamente acima da média de 5 anos de 74%. No entanto, como o mercado de ações se recuperou na temporada, a reação do preço das ações foi bastante silenciosa desta vez, indica. As empresas que superaram as expectativas de lucro viram o preço de suas ações subir apenas 0,1%, o que se compara a uma média de 5 anos de 1,0%, destaca o banco suíço. Entre as exceções, as ações de tecnologia de grande capitalização em geral viram o preço de suas ações disparar, especialmente os gigantes dos setores de comunicações, avalia. Hoje, a Restaurant Brands International teve alta de 2,18%, após divulgar resultados com lucro acima do esperado. Já a Ford, que divulga balanço após o fechamento desta sessão, caiu 2,16% com a expectativa.

Já o setor de educação operou em forte queda, após a empresa que fornece tecnologias educacionais Chegg alertar para o impacto do ChatGPT nas receitas. Segundo a companhia, a popularização da ferramenta baseada em inteligência artificial já está reduzindo o interesse de estudante por algumas plataformas. A ação da Chegg despencou 48,41%, enquanto Duolingo perdeu 10,20% e Bright Horizons Family Solutions baixou 4,33%.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>