O deputado relator da proposta do arcabouço fiscal na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA), admitiu que pode apresentá-la somente na semana que vem, o que já era esperado pelo governo. Galípolo defendeu na GloboNews que a criminalização do não cumprimento da meta fiscal determinada pelo novo arcabouço não faz sentido e já não existe na regra atual.
No exterior, um sentimento de cautela volta a pressionar as bolsas europeias e os índices futuros em Nova York também recuam antes do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA, em meio a incertezas sobre a dívida americana, que vem sendo negociada, e atenção à crise no setor bancário. A expectativa é de que o CPI avance 0,4% em abril ante março e 5% em 12 meses, segundo o consenso dos 28 analistas consultados pelo Projeções Broadcast.
No fim do dia de ontem, após reunião na Casa Branca, o líder da maioria democrata no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, acusou o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, de “colocar os americanos em perigo” ao não descartar um calote de dívidas do país. McCarthy, por sua vez, disse que a reunião não gerou “movimentos novos”.
Agenda
A agenda desta quarta-feira (10) traz a divulgação dos índices de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos (09h30) e da China (22h30).
No Brasil, o destaque é a produção industrial de março (09h).
*Com informações do Broadcast