A semana teve início com tendência positiva nos principais mercados de ações, embora com alguma volatilidade nas bolsas de Nova York. Mais cedo, as praças da Europa avançaram, após a melhora nas projeções de crescimento para a zona do euro pela União Europeia (UE).
Leia também
Já nos Estados Unidos, a piora além do esperado do índice Empire State pesou nas expectativas econômicas do país. O indicador caiu de 10,8 para -31,8, deixando dúvida sobre o futuro da maior economia do mundo. Ainda assim, os índices de ações avançaram, apesar do avanço dos juros dos Treasuries.
No Brasil, a semana começou com grande expectativa pela apresentação da versão final do arcabouço fiscal, que poderá sofrer algumas mudanças, com eventual endurecimento das regras, o que seria uma boa notícia do ponto de vista fiscal.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em resposta a este ambiente, o dólar operou em baixa desde cedo, recuando 0,7%, aos R$ 4,89, enquanto os juros longos também cederam. Na bolsa, as principaisblue chips mostraram volatilidade. As ações da Vale subiram 1,4% enquanto as ações da Petrobras caíram 2,2%, deixando de lado a alta de 1,7% nos preços do petróleo, e impactadas pelas dúvidas sobre mudanças na política de preços dos combustíveis.
No fim, o Ibovespa tinha alta de 0,5%, aos 109.029 pontos e giro financeiro de R$ 22 bilhões.