O antigo fundo de investimento em renda fixa da Infinity Asset foi fechado pela segunda vez em 2023. Sob nova gestão, o produto que agora se chama Vanquish Pipa encerrou suas operações para resgates e aplicações na quarta-feira (17), deixando novamente os clientes na mão.
Leia também
A informação foi comunicada em fato relevante pela nova gestora do fundo, a Vanquish Asset Management, e por sua administradora, a RJI Corretora. O motivo para o fechamento foi a iliquidez dos ativos componentes da carteira do Vanquish Pipa e a necessidade de realizar uma reavaliação sobre o produto.
Em carta aos cotistas, a gestora afirmou que assumiu o fundo no início de abril, quando passou a concentrar esforços para permitir o pagamento de todos os resgates solicitados por clientes da Infinity Asset. No entanto, os ativos concentrados na carteira não apresentavam liquidez, o que bloqueou o processo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Cabe esclarecer que no momento da transferência do fundo para a Vanquish Asset Management a carteira estava desenquadrada nos limites das políticas de investimento e limites do arcabouço regulatório”, afirmou a gestora na carta.
Como próximos passos, a Vanquish vai elaborar um novo plano de negociação, conforme princípios e regras da legislação, para resolver a questão. Ele deverá ser apresentado à administradora do fundo em assembleia aos cotistas.
O caso começou em dezembro do ano passado, quando a Infinity Asset foi desligada do quadro da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) após a entidade considerar que a casa descumpriu princípios da autorregulação, realizando investimentos em violação aos limites previstos nos regulamentos, entre outras falhas.
Já no começo de fevereiro de 2023, a gestora fechou três fundos de renda fixa para aplicações e resgates após um aumento repentino e atípico das movimentações por parte de cotistas.
Publicidade
No início de março, os fundos foram reabertos após decisão tomada em assembleia geral de cotistas. Dias depois, uma nova reunião foi realizada para escolher um novo prestador de serviços de gestão dos produtos, onde ficou decidida a entrada da Vanquish Asset Management no lugar da Infinity Asset.