Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o chefe da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, não conseguiram chegar um acordo sobre a elevação do teto da dívida, após mais uma rodada de conversas. Embora McCarthy tenha chamado o encontro de “produtivo” e o melhor desde que iniciou as negociações com a Casa Branca, o líder oposicionista voltou a defender que o governo americano reduza gastos. Ainda nesta manhã, investidores vão acompanhar PMIs preliminares de maio dos EUA, em busca de indícios sobre o desempenho da economia americana, num momento de incerteza sobre a trajetória dos juros do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA).
Também está prevista, logo mais, pesquisa sobre vendas de moradias novas nos EUA. No começo do mês, o Fed elevou os juros básicos em 25 pontos-base e sugeriu que poderá fazer, em sua reunião de junho, uma pausa no processo de aperto monetário iniciado em março do ano passado. Nos negócios do pré-mercado, a ação da Chevron era destaque positivo, com alta de 1,2% no horário acima, após o HSBC elevar sua recomendação para a petrolífera americana, de “manutenção” para “compra”.
Também no pré-mercado, o papel do PactWest Bancorpo avançava 15%, ampliando salto de 19,6% no mercado à vista ontem, ainda em reação à venda pelo banco regional americano de uma carteira de empréstimos no valor de US$ 2,6 bilhões. Por outro lado, o ADR do Alibaba caía 1,5% no pré-mercado, após a Bloomberg noticiar que a gigante de comércio eletrônico chinesa irá reduzir o quadro de funcionários de sua unidade de nuvem em cerca de 7%.