O Ibovespa opera em alta de 0,021%, aos 110.928,56 pontos na abertura do pregão desta segunda-feira (29). O índice reage as negociações no Senado em torno do arcabouço fiscal. O dia, no entanto, opera com liquidez limitada, devido ao feriado de Memorial Day nos Estados Unidos.
No exterior, a Casa Branca e o Partido Republicano chegaram a um acordo preliminar para elevar o teto da dívida dos EUA para evitar um calote histórico. Os índices futuros Nova York operam em, enquanto as principais bolsas da Europa operam com viés de baixa neste início de semana.
O destaque corporativo vai para Petrobras (PETR4), que negou, em comunicado, que esteja participando de qualquer ação coordenada com a Previ ou outra instituição com o objetivo de adquirir as ações de emissão da Vibra Energia. A estatal também afirmou que “são inverídicas as notícias publicadas acerca do assunto”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.