Na última quinta-feira (31), a Receita Federal encerrou o prazo estipulado para o enviou das declarações do Imposto de Renda 2023.
De acordo com a instituição, foram entregues 41.151.515 declarações até às 23h59 – número maior do que em 2022, quando receberam 36.403.675. Ainda foi revelado que 60,61% dos contribuintes vão ter imposto a restituir, 19,83% vão pagar o IR e 19,57% não têm que pagar ou receber. Porém, quem perdeu o prazo ainda precisa enviar a sua declaração.
Quem não entregou a declaração do imposto de renda 2023 no prazo, o que fazer?
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quem não entregou a declaração do Imposto de Renda 2023 dentro do período terá que pagar uma multa mínima de R$ 165,74, mas o valor pode chegar a até 20% do valor do imposto devido no ano.
Além disso, ainda precisa enviar a declaração, mesmo depois do prazo. Quem não enviar o documento poderá ter o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) suspenso e ainda pode ser indiciado por sonegação fiscal, correndo o risco de ser preso.
A pessoa que atrasou a entrega da declaração do IR pode entregar o documento em até cinco anos pelos meios digitais da Receita Federal. Na hora de enviar o documento, o contribuinte receberá a guia para pagamento da multa em até 30 dias após a entrega da declaração em atraso.
Publicidade
Caso a pessoa demore mais de cinco anos para entregar sua declaração, ela não poderá mais enviar por meio digital. O contribuinte deverá ir até uma agência da Receita Federal com todos os documentos comprobatórios e prestar suas contas. A Receita Federal aplica uma multa de 150% do imposto devido e pode ser investigado por crime de sonegação fiscal, que corre o risco de prisão.
Restituição do imposto de renda
A restituição do Imposto de Renda 2023 acontecerá dentro de cinco lotes, sendo um por mês. O primeiro lote já foi pago pela Receita Federal no dia 31 de maio, e os próximos serão pagos nos próximos meses. Veja calendário:
1˚ lote: 31 de maio
2˚ lote: 30 de junho
3˚ lote: 31 de julho
4˚ lote: 31 de agosto
5˚ lote: 29 de setembro
Publicidade