Em um ano, a Alphabet teve um crescimento de 9%. Assim, com um investimento de 500 libras há um ano, o retorno teria sido de cerca de 545 libras – aproximadamente de R$ 3.368 na cotação atual. No entanto, a ação não paga dividendos para os investidores e a mudança no valor se deve apenas pelo crescimento no preço da ação.
Em sua análise, Ruane vê a Alphabet como lucrativa, mas critica a atitude da empresa de gastar quantias de dinheiro e não pagar dividendos para os acionistas. Ele diz que, no futuro, pode ser que a empresa pague dividendos.
“Como um investidor buy-and-hold, gosto de investir a longo prazo em empresas que considero ter fortes perspectivas comerciais. Mas a avaliação também importa. Mesmo uma grande empresa pode fazer um investimento mediano ou ruim, dependendo do preço que se paga por suas ações. As ações da Alphabet pareciam baratas em alguns pontos no ano passado – e eu comprei algumas para o meu portfólio. Mas a sua atuação relação preço/lucro não parece barata para mim, especialmente porque a Alphabet enfrenta riscos para seus ganhos nos próximos anos, como gastos fracos com publicidade. De fato, seu lucro líquido diminuiu no primeiro trimestre, caindo 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Por enquanto, não tenho planos de comprar mais ações da Alphabet”, avaliou.