A falta de direção única nas bolsas lá fora pode trazer volatilidade ao Ibovespa nesta segunda-feira (5), que subiu aos 112.558,15 pontos na sexta-feira, maior nível de fechamento desde 31 de janeiro. Os investidores podem realizar lucros na Bolsa após o principal índice da B3 acumular valorização diária de 1,80% na sessão anterior e semanal de 1,49% – a sexta seguida, mais longa marca desde o fim de 2020.
A tramitação do arcabouço fiscal no Senado também está sendo aguardada, mas sem data de votação em plenário definida. Ainda, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Econômica e de Política Monetária da instituição, Diogo Guillen, proferem palestras nesta segunda-feira (5).
O petróleo sobe mais de 1,5% após a Arábia Saudita decidir cortar sua produção em mais 1 milhão de barris por dia de forma unilateral, em contraste com a postura da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que decidiu neste domingo manter a atual meta de produção do grupo até o final do ano.
As bolsas internacionais mostram sinais mistos, enquanto os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) e o dólar ante outras divisas principais sobem.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa em evento hoje, e os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) começam o período de silêncio que antecede a reunião de política monetária dos dias 13 e 14 de junho.
Agenda
O IPCA de maio será publicado na quarta-feira e o IGP-DI, na terça-feira. O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento sobre o do marco temporal, que limita a demarcação de terras dos povos originários no País, na quarta-feira. Hoje serão divulgados o boletim Focus (8h30), os PMIs composto e de serviços do Brasil em maio (10h).
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) realizam encontro em São Paulo, para discutir o marco regulatório dos fundos de investimentos (8h30).
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (14h30), e o diretor de Política Econômica e de Política Monetária, Diogo Guillen (12h) proferem palestras. O Banco Central inicia lives semanais interativas e o tema de hoje é sobre inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) e a taxa Selic (14h).
Os PMIs de Serviços dos EUA em maio medidos pela S&PGlobal (10h45) e ISM (11h), além das encomendas à indústria em abril (11h), estão programados nesta segunda-feira. Também a presidente do BCE, Christine Lagarde (10h) e a dirigente do Fed de Cleveland, Loretta Mester (14h30), discursam em eventos.
Nos próximos dias, o Banco Mundial publica o Relatório de Prospectos Econômicos Globais na terça-feira e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também divulga documento sobre perspectivas econômicas, na quarta-feira.
O Japão (quarta) e a Zona do Euro (quinta) divulgam o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. Os Bancos Centrais da Austrália (terça), Canadá (quarta), Índia, Peru (quinta) e Rússia (sexta) anunciam decisões de política monetária.
A China informa a balança comercial em maio, na quarta, e os dados de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) em abril, na quinta-feira.
* Com informações do Broadcast