O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (06). Às 14h36, o principal índice da B3 avançava 1,67%, aos 114.577,10 pontos, oscilando entre máxima a 114.689,08 pontos e mínima a 112.695,60 pontos.
Leia também
No dia, foi divulgado o Índice Geral de Preços/Disponibilidade Interna (IGP-DI), que recuou 2,33% em maio, conforme informado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). A deflação foi maior do que a esperada pelo mercado e veio acima do resultado de abril, mês em que o indicador registrou queda de 1,01%.
Investidores aguardam ainda a apresentação do relatório preliminar da reforma tributária, feito a partir de um grupo de trabalho formado na Câmara dos Deputados. O relator da proposta é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na última sessão, de segunda-feira (05), o Ibovespa fechou em alta de 0,12%, aos 112.696,32 pontos, acumulando uma valorização de 2,70% no ano.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.