Na última sexta-feira (23) a Siemens Energy (ENER6Y) bateu recorde na venda de ações e expôs um conflito interno envolvendo os investidores da empresa, que teve quase 7 bilhões de euros do valor de mercado do grupo reduzidos.
Leia também
Os investidores teriam perdido a confiança na capacidade do grupo de resolver os problemas de sua divisão de turbinas eólicas, deixando-os temerosos do que mais esperar pela frente.
Vale citar que a aquisição total foi o resultado da suposta incapacidade da Siemens Energy em lidar com os problemas operacionais de longa data da Siemens Gamesa como proprietária de uma participação majoritária, mas não de 100%, na entidade listada separadamente – uma estrutura herdada após a cisão da Siemens.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já a aquisição do terço restante que a Siemens ainda não possuía na Siemens Gamesa, custou ao grupo alemão 4,05 bilhões de euros e foi vendida pela Siemens Energy como uma maneira de obter um melhor controle sobre os problemas.
Apesar disso, de acordo com a Reuters, o presidente-executivo da Siemens Energy, Christian Bruch, disse nesta sexta-feira que a aquisição da Siemens Gamesa não foi um erro e que o preço parecia adequado na época em que a oferta foi feita.
A empresa já havia dito na quinta-feira (22) que os novos problemas de qualidade poderiam afetar até 30% da frota terrestre instalada da Siemens Gamesa, mas foi a incapacidade da administração de definir um número firme sobre os possíveis danos financeiros futuros que preocupou os investidores.