Nesta segunda-feira (26), a agência de classificação de risco de investimentos, Fitch Ratings, publicou uma nota atribuindo o rating [nota] de longo prazo ‘BB-‘ à proposta de emissão de US$ 1,5 bilhão em notas seniores da Petrobras Global Finance BV.
Leia também
Segundo a Petrobras, os recursos da emissão, com vencimento final em 2033, serão encaminhados pela empresa para refinanciamentos e fins corporativos gerais.
Vale citar que os BB (ou Ba) são os chamados ratings de grau especulativo e altamente especulativo, sendo aqueles na faixa B os mais arriscados.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, a Fitch ainda classifica a Petrobras (PETR3) (PETR4) com IDRs em moedas estrangeira e local ‘BB-‘ e rating nacional de longo prazo ‘AA(bra)’. A perspectiva dos ratings corporativos permanece estável.
Os valores e perspectivas estão vinculados aos do “soberano” do Brasil (BB-/Estável), pela importância estratégica da empresa para o país e forte propriedade e ao controle do governo sobre a companhia.
Para entender a classificação vale lembrar que a participação dominante da Petrobras no mercado do fornecimento de combustíveis líquidos no Brasil, além da forte presença na produção de hidrocarbonetos no país, a expõe a interferências do governo em suas políticas de preços e estratégias de investimento.