Publicidade

Negócios

Prêmio as melhores da Bolsa: RaiaDrogasil (RADL3) detalha estratégia para bater os concorrentes

A varejista farmacêutica se aproveita do momento de pressão para seus concorrentes

Prêmio as melhores da Bolsa: RaiaDrogasil (RADL3) detalha estratégia para bater os concorrentes
Foto: Felipe Rau/Estadão
  • Com o 5º lugar no Prêmio Broadcast Empresas, a RaiaDrogasil segue apostando nos pilares que impulsionaram seu crescimento nos últimos anos: expansão geográfica, digitalização e atendimento de qualidade
  • A varejista farmacêutica se aproveita do momento de pressão para seus concorrentes, especialmente pelo cenário macroeconômico com juros elevados, para despontar na frente, abrindo mais lojas pelo País
  • Além disso diferente das varejistas não farmacêutica, nosso negócio é anticíclico, vendemos produto essencial

Com o 5º lugar no Prêmio Broadcast Empresas e pela quarta vez consecutiva no ranking, a RaiaDrogasil (RADL3) segue apostando nos pilares que impulsionaram seu crescimento nos últimos anos. Sem “inventar a roda”, a companhia mantém o plano de expansão geográfica, digitalização e atendimento de qualidade. A premiação é realizada pela Agência Estado, em parceria com a FGV, com base nos dados do ano anterior.

A varejista farmacêutica se aproveita do momento de pressão para seus concorrentes, especialmente pelo cenário macroeconômico com juros elevados, para despontar na frente, abrindo mais lojas pelo País. “[A concorrência] pegou empréstimo quando a Selic estava a 2% [ao ano], e agora está a 13%, então estão endividados. Nós não temos essa questão [de dívida]”, pontua o CEO da empresa, Marcilio Pousada.

Em 2022, foram abertas 260 novas farmácias e ocorreram 53 fechamentos. Para este ano, a meta é a mesma. Até março, foram inauguradas 55 novas unidades e houve seis encerramentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Nós temos um vetor de crescimento único, o nosso Brasil é diferente dos outros”, diz Pousada, um lema que repete com frequência. “Abrir unidades no Brasil todo, como fazemos, é muito difícil, as empresas costumam ter destaque regional.”

Em comparação com varejistas não farmacêuticas, diretamente afetadas pelo consumo e taxa de juros, o executivo destaca a desconexão do modelo de negócio das farmácias com o cenário macroeconômico.

“Nosso negócio é anticíclico, vendemos produto essencial. Nosso grande vetor de crescimento é o envelhecimento da população”, afirma Pousada. Ele cita estimativa de que o número de idosos deve dobrar nos próximos 10 anos. “Nosso foco maior é no cliente idoso e com doença crônica.”

Digitalização

A digitalização foi um processo acelerado pela pandemia e hoje as vendas feitas virtualmente chegam a 13% do total. “O ano passado foi o maior acelerador do nosso digital”, comenta o CEO. “A diferença do cliente digital é que ele é mais fiel, compra em média 25 vezes ao ano, enquanto o cliente frequente das lojas físicas compra 21 vezes.”

Com o objetivo de digitalizar a interação com o cliente e melhorar o aplicativo da marca, a RD aposta ainda no investimento em tecnologia. “O maior investimento da empresa já é em tecnologia e deve continuar sendo nos próximos três ou quatro anos. E o investimento já começa a se pagar”, diz o presidente da companhia. “Já estamos mexendo com inteligência artificial”, completa.

Publicidade

Questionado se agora a RaiaDrogasil está voltada para o digital em detrimento das lojas físicas, Pousada afirma que os negócios se complementam e que “para digitalizar a relação com clientes, é preciso abrir lojas”. Isso porque, atualmente, 92% das entregas de compras online são feitas pelas próprias farmácias (a mais próxima do endereço de entrega), em vez do Centro de Distribuição.

Para medir a qualidade do serviço e do atendimento das lojas Droga Raia e Drogasil, a companhia destaca o NPS (Net Promoter Score, métrica que avalia satisfação do cliente), que chegou a 91 pontos no último ano. Em 2013, era de 65.

Para 2023, todos os vetores de crescimento do ano passado se mantêm iguais, segundo o CEO da empresa. “Esperamos um ano bom de novo e com diluição do custo corporativo”, diz. A companhia está centrada também no fornecimento de vacinas e testes. “O ecossistema de saúde começa a ganhar força”, finaliza.

Web Stories

Ver tudo
<
Hotel da Hard Rock no Brasil expõe onda de processos com imóveis sem entrega
Meu score aumentou, já posso solicitar aumento de limite no meu cartão de crédito?
Como investir com R$ 10? Veja as opções
Em meio a boicote, o que pode acontecer com o Carrefour (CRFB3)?
Consumo fantasma: estes são os 5 aparelhos que mais assombram sua conta de luz
Confira 5 dicas infalíveis para economizar ao comprar material escolar
Quanto custa comer no Hard Rock Café Brasil?
9 aparelhos que podem estar aumentando sua conta de luz agora mesmo
Dá para investir com apenas R$ 1? Veja como começar
7 erros graves que fazem você perder dinheiro com energia elétrica
Abrir a porta da geladeira com frequência aumenta a conta de energia?
Como comprar passagem aérea da Azul (AZUL4) com FGTS?
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos