Uma mulher em Hong Kong perdeu R$ 612 mil após tentar vender suas criptomoedas em uma loja física e cair em um golpe.
Leia também
De acordo com o site South China Morning Post, tudo começou quando a vítima, que era contadora de profissão, viu uma publicação no Instagram sobre uma empresa de criptomoedas que oferecia taxas de câmbio com valores muito atrativos.
No entanto, o que parecia ser um bom negócio acabou tendo uma reviravolta quando o suposto funcionário do local deu a ela um maço de notas de HK$ 1.000 e disse que ela deveria enviar a criptomoeda para uma carteira controlada por eles.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Acreditando que tudo estava correndo bem, a mulher realizou a segunda transação, transferindo mais 128.000 unidades de Tether, cerca de R$ 612 mil, para a carteira dos golpistas, esperando receber em troca HK$ 1.000.000.
No entanto, ela não percebeu que o maço de dinheiro continha apenas duas notas verdadeiras, enquanto o restante eram notas falsas, e já havia caído no golpe.
Tudo ficou ainda mais estranho quando o golpista pediu para que a mulher esperasse do lado de fora da loja, alegando que precisava usar o banheiro, e ele simplesmente desapareceu.
Assim, ela se deu conta do que estava acontecendo e, de imediato, chamou a polícia, que começou a investigar o caso.
Publicidade
Após analisar imagens das câmeras de segurança, três dias depois do crime, dois dos golpistas foram encontrados e presos – um estudante universitário de 21 anos e um homem de 46 anos. As autoridades ainda estão procurando um terceiro homem que utilizou um maço de notas falsas para enganar a vítima a transferir suas criptomoedas para a loja.
Eles foram acusados de conspiração para obtenção de propriedade por meio de fraude, um crime que pode resultar em até 10 anos de prisão. No entanto, ambos foram liberados sob fiança enquanto as investigações continuam.