O número investidores pessoas físicas na B3, a Bolsa de Valores brasileira, alcançou um recorde histórico de 5,3 milhões de cadastros em maio. Junto com o crescimento no mercado de capitais, houve também um aumento do número de assessores de investimentos em atuação no Brasil.
Leia também
Segundo relatório mensal da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), organização responsável por certificar e credenciar esses profissionais, houve um crescimento de 22% no número de credenciados em 12 meses, passando de 19.528 para 23.798.
No entanto, ainda segundo a Ancord, pouco mais de 18 mil do total estão vinculados a alguma instituição financeira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O relatório também revelou que os assessores de investimentos entre 26 e 35 anos representam 36% desses profissionais, sendo que 50% da área é composta por trabalhadores de 18 a 35 anos.
Além disso, atualmente, a maioria está concentrada no Sudeste, contando com 62,2% desses profissionais, com destaque para o Estado de São Paulo – unidade federativa com 40,2% dos assessores de investimentos. Já a Região Norte possui o menor número de profissionais da área, em torno de 1,3%.