O calendário de restituição do Imposto de Renda (IR) 2023 anunciado pela Receita Federal prevê cinco lotes e segue até setembro. Os pagamentos são realizados na conta corrente informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix e, caso o valor não seja realizado na conta informada (em caso de desativação, por exemplo), ficará disponível para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil (BB).
Leia também
As datas de liberação, de acordo com a instituição, são:
- 1º lote: 31 de maio (prazo para entrega da declaração) – pago;
- 2º lote: 30 de junho – pago;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
A sequência de devolução dos valores obedece critérios de prioridade: primeiro, os maiores de 80 anos, posteriormente, o grupo de maiores de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave. Na sequência, entram aqueles que tiveram como maior fonte de renda o magistério e, depois, os que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida e pela restituição por Pix.
Em caso de empate nos critérios, a ordem de entrega da declaração anual define a prioridade.
Como consultar os lotes
Para saber o lote no qual você será contemplado, basta consultar o site da Receita Federal quando for liberada essa atividade no respectivo mês. Por exemplo, a consulta do 3º lote da restituição – referente ao mês de julho – já está disponível através da página da Receita.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Será necessário informar seu número de CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote — no caso, 2023. Uma verificação mais detalhada também está disponível aos usuários na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou no aplicativo para celulares e tablets, acessível para iOS e Android.
Este é o primeiro lote que não inclui pessoas com prioridades previstas nas regras da Receita Federal. Os repasses referentes a esta lista, estão previstos para o próximo dia 31. Segundo a Receita, o lote contempla:
- Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que tiveram pendência com a malha fina, mas depois resolveram;
- Contribuintes com prioridade por terem escolhido a declaração pré-preenchida ou o pagamento via Pix;
- Contribuintes sem nenhuma prioridade.