O mês de agosto reserva um dos pagamentos de dividendos mais esperados do ano: o da Petrobras (PETR4;PETR3), que bateu recordes na distribuição de proventos aos acionistas nos últimos anos. Agora, a companhia pagará a primeira parcela da antecipação do exercício de 2023 com base no balanço de 31 de março de 2023, no valor de R$ 0,946788.
Leia também
O pagamento desses proventos ainda não será impactado pela nova política de dividendos aprovada na última sexta-feira (28). A alteração deverá ter reflexo apenas na distribuição de lucros do segundo trimestre de 2023 — os resultados para esse período serão divulgados na próxima quinta-feira (3).
Mas a Petrobras não está sozinha. Outras 10 empresas pagarão proventos neste mês, seja por meio de juros sobre capital próprio (JCP) ou dos próprios dividendos. Dois grandes bancos, Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4), também distribuirão valores no mês.
JCP são um tipo de distribuição de lucro compreendida como uma despesa da companhia para fins contábeis. Na prática, a distribuição desse provento reduz o lucro líquido tributável da empresa. Diferentemente do que ocorre com dividendos, isentos de Imposto de Renda, investidores devem pagar o tributo em valores recebidos como juros sobre capital próprio.
Publicidade
Um levantamento da Grana Capital, aplicativo que calcula o imposto de renda dos investimentos, aponta quais serão os proventos pagos no mês de agosto. Na tabela abaixo, baseada no balanço da Grana Capital, os valores de JCP são brutos, ou seja, anteriores ao pagamento de Imposto de Renda pelos acionistas.