A Receita Federal paga nesta segunda-feira (31) o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Ao todo, R$ 7,5 bilhões serão destinados a 5.632.036 contribuintes, incluindo pela primeira vez os não prioritários que enviaram a declaração até o dia 23 de março.
Leia também
Em um momento como esse, muitos podem aguardar o pagamento e se questionar sobre o horário em que ele é realizado. No entanto, a Receita não informa com precisão o momento do dia em que a restituição do Imposto de Renda cai em conta, pois o processo depende da instituição financeira informada pelo contribuinte e do meio de pagamento escolhido (conta bancária ou chave Pix). O órgão, porém, tem até o final do horário comercial, ou seja, 18h, para enviar o dinheiro aos cidadãos.
Já a consulta à restituição tem dia e horário fixo para ser aberta: sempre uma semana antes do pagamento do valor, às 10h da manhã. Portanto, os contribuintes puderam verificar desde o dia 24 de julho se estão dentro do terceiro lote. Para fazer isso, basta acessar a página da Receita na internet e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os lotes restantes serão pagos nos dias 31 de agosto e 29 de setembro, sendo que a consulta ao quarto lote deve ser aberta em 24 de agosto e ao quinto em 22 de setembro.
Caso o contribuinte não receba a restituição até o final do dia indicado pela Receita, ele pode resgatar o dinheiro em até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Vale destacar que o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada pelo titular da declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação da chave Pix. Se a conta indicada estiver errada ou desativada, o crédito não será realizado.
Publicidade