Os destaques desta terça-feira (1º) ficam com produção industrial brasileira, balança comercial e o PMI industrial. Entre os balanços estão os de Klabin, Cielo e Caterpillar. A Câmara deve analisar as mudanças feitas pelo Senado no texto do Regime Fiscal Sustentável, mais conhecido como Novo Arcabouço Fiscal.
Os mercados internacionais exibem cautela em meio a uma série de PMIs industriais fracos que elevam os temores com a desaceleração da economia global. As bolsas operam em baixa na Europa e no mercado futuro em Nova York, enquanto o dólar está mais forte. O PMI industrial da zona do euro caiu de 43,4 em junho para 42,7 em julho, atingindo o menor patamar em 38 meses.
Na China, segunda maior economia do mundo, o PMI industrial recuou a 49,2 em julho. Todos estão abaixo de 50, o que significa contração da atividade. Na Austrália, o RBA, banco central do país, manteve os juros em 4,10% ao ano pelo segundo mês seguido, surpreendendo analistas, que esperavam alta.
No Brasil
O fôlego do Ibovespa pode ficar limitado pelo sinal negativo dos futuros de Nova York e pela queda do petróleo neste primeiro pregão de agosto. O EWZ, maior fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) do Brasil negociado no mercado futuro em NY, operava estável perto das 7 horas. As ações da Sabesp (SBSP3) ficam no radar, após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciar ontem que manterá o processo de privatização da companhia.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem que com as condições dadas pelo Congresso e o governo os juros vão baixar: “Não vejo ninguém com a vontade de permanecer os juros no tamanho que estão”, afirmou.
Agenda
A agenda desta terça-feira traz a divulgação dos dados da produção industrial brasileira de junho (9h00), o leilão de NTN-B e LFT (11h00) e a balança comercial de julho (15h00). O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, participa do lançamento do novo título público do Tesouro Direto, o Tesouro Educa+ (14h00).
A S&P Global informa ainda o índice dos gerentes de compras do setor industrial de Brasil (10h00) e EUA (11h00). Nos EUA, saem o PMI industrial pelo ISM (11h00), investimentos em construção (11h00), estoques API de petróleo (17h30). Entre os balanços, destaque aos números de Klabin, Cielo e Caterpillar.