O Ibovespa opera em alta de 0,46%, aos 121.409,83 pontos na abertura do pregão desta quinta-feira (03). O índice reage à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, levando-a para 13,25% ao ano. A Selic permanecia inalterada em 13,75% há mais de um ano.
O exterior, por sua vez, opera no negativo reagindo a leitura de Índices Gerentes de Compra (PMIs) na zona do euro, Reino Unido e Alemanha, enquanto os Estados Unidos ainda amargam o rebaixamento da nota de crédito do país pela Fitch Ratings.
O destaque corporativo vai para Ambev (ABEV3), que apresentou lucro líquido consolidado de R$ 2,597 bilhões no segundo trimestre de 2023, o que representa uma queda de 15,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a companhia, o momentum comercial continuou a ser liderado pelo Brasil.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.