Publicidade

Educação Financeira

Desenrola sofre com mais de mil anúncios falsos. Veja como se proteger

Governo mandou o Facebook e o Google retirarem do ar anúncios falsos do programa de renegociação de dívidas

Desenrola sofre com mais de mil anúncios falsos. Veja como se proteger
O programa Desenrola Brasil pode ser uma oportunidade para quem busca sair do vermelho (Foto: Envato Elements)
O que este conteúdo fez por você?
  • Estudo da UFRJ encontrou 1.048 anúncios fraudulentos sobre o programa Desenrola Brasil
  • A análise levou em conta dados coletados, entre os dias 19 e 21 de julho, na biblioteca de anúncios da Meta
  • Vale destacar que o governo federal, na última semana, chegou a determinar que o Facebook e o Google retirassem do ar anúncios falsos envolvendo o Desenrola

O Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontrou, em levantamento, 1.048 anúncios fraudulentos sobre o programa Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal em julho para a negociação de dívidas.

A análise levou em conta dados coletados entre os dias 19 e 21 de julho na biblioteca de anúncios da Meta, onde ficam arquivadas as peças impulsionadas nas plataformas da empresa, como Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network. Vale destacar que o governo federal, na última semana, chegou a determinar que o Facebook e o Google retirassem do ar anúncios falsos envolvendo o Desenrola.

“Informamos que removemos de nossas plataformas os anúncios envolvendo o programa Desenrola Brasil reportados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), uma vez que estavam em desacordo com as nossas políticas”, diz o Google em nota enviada ao E-Investidor.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Dos 1.048 conteúdos fraudulentos encontrados pelo laboratório da UFRJ, 360 não estavam categorizados como “sensíveis” pelas redes sociais. Foram identificadas dez páginas que utilizavam o nome ou a marca do programa Desenrola Brasil para promover os anúncios falsos de diferentes formas, abrangendo desde links para consultas individuais no WhatsApp à promoção de sites de orações que prometiam “transformar a vida financeira” de seus seguidores.

As páginas seguem a estratégia de descontextualizar trechos de telejornais e informações oficiais do Serasa para simular legitimidade da fraude. Não faltam anúncios que prometem oportunidades de renegociação ilusórias e desconsideram as diferenças entre as condições ofertadas por cada banco. Também existem conteúdos que mencionam uma plataforma única para renegociar as dívidas, que só deve estar disponível na segunda fase do programa, em setembro.

Desde janeiro deste ano, 688 anúncios fraudulentos sobre o Desenrola categorizados como “sensíveis” estavam presentes na biblioteca da Meta, sendo que até R$ 87 mil foram investidos nesse tipo de conteúdo. O número de impressões (quantas vezes o conteúdo foi entregue para usuários da rede) dessas publicações também surpreendeu e atingiu a marca de 1,8 milhão entre janeiro e julho.

Falhas

Segundo a pesquisa, os mecanismos de autenticação dos anunciantes oferecidos pela Meta apresentam diversas falhas. Foram encontrados anúncios que falsificam metadados sobre a entidade financiadora do conteúdo, dando a impressão de que o próprio Desenrola Brasil é o patrocinador das peças. Em muitos casos, os anúncios sensíveis sequer apresentam alguma informação sobre quem os financia, o que desrespeita os próprios termos de uso da plataforma.

Ao clicar em links presentes nessas publicações, os usuários são encaminhados a sites de consulta fraudulenta do CPF e a plataformas que tentam se passar por canais de comunicação oficiais do governo, com logotipos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central (BC) e do governo federal para convencer os usuários de sua autenticidade.

Outra modalidade de golpe envolve o redirecionamento para uma conversa com um robô, desenvolvido por meio da ferramenta Typebot, no WhatsApp, feito para que o usuário pense que está conversando com um atendente da Serasa. Dessa forma, o usuário corre o risco de repassar informações pessoais e sensíveis em um diálogo que parece autêntico.

Como se proteger dos golpes?

Como orientações de segurança, a Febraban recomenda que os cidadãos só busquem informações dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa Desenrola, como agências, internet banking ou aplicativos. Se for negociar pela internet, o próprio cliente deve digitar o endereço da instituição financeira para evitar clicar em links recebidos por e-mails, SMS e WhatsApp.

Anúncios com erros de grafia, uso excessivo de maiúsculas ou caracteres especiais, em um layout mal formatado, também devem ser evitados. Na hora de pagar a dívida por boleto, vale tomar mais um cuidado: checar se o pagamento está sendo feito realmente para a instituição financeira com a qual o cliente tem a pendência.

Publicidade

A Febraban também ressaltou que não envia comunicado para renegociar dívidas no Desenrola. Então, ao receber qualquer mensagem com o logotipo da entidade, o cliente deve descartá-la e entrar em contato com os canais oficiais dos bancos.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>